Análise Data Center FMCG Homepage Marcas Newsletter

Oito tendências do comportamento do consumidor

Por a 20 de Abril de 2016 as 11:17

tns.jpg“O iPhone da Apple já completou oito anos, o Facebook e o Twitter estão no domínio público há quase uma década, o LinkedIn e o Google ainda há mais tempo”. À medida que estas tecnologias se tornam cada vez mais “familiares”, o comportamento dos consumidores ganha “consistência e previsibilidade”.

A TNS, empresa de estudos de mercado sobre o consumidor, detetou oito tendências no comportamento do consumidor, através do estudo Connected Life, realizado junto de mais de 60 mil consumidores de internet, a nível mundial.

Consumidores constantemente conectados

Os consumidores estão sempre conectados através da tecnologia digital. Segundo o estudo, em média, os proprietários de iPhones desbloqueiam o telemóvel 83 vezes por dia ou aproximadamente a cada 11 minutos.

social_mediaFragmentação social

À medida que indivíduos passam mais tempo nas redes sociais, os canais tornam-se mais diversificados. Em média, os jovens entre os 16 e 24 anos usam pelo menos três plataformas sociais por dia. “A oportunidade das marcas está em adaptar a abordagem a cada canal”.

Múltiplos ecrãs

67% dos espectadores, em horário nobre, utilizam outros ecrãs enquanto veem televisão. Já não há momentos exclusivos do dia para cada ecrã. “As marcas devem desenvolver conteúdos estratégicos adaptáveis que proporcionem a melhor experiência possível em todos os dispositivos.

Da TV para o conteúdo

Os consumidores veem mais vídeo, mas não na televisão tradicional. As visualizações neste canal caíram 12% nos Estados Unidos. “Será cada vez mais difícil as marcas chegarem à audiência através de uma única oportunidade, mas será cada vez mais fácil entregarem conteúdo de vídeo para targets altamente segmentados.

Economia de troca de dados

Os consumidores – e particularmente os jovens – estão cada vez mais confortáveis em partilhar informação com as marcas, desde que ganhem em troca. 47% dos indivíduos entre os 16 e os 24 anos, em todo o mundo, gostam da ideia de publicidade personalizada a seu gosto. “Exigem publicidade focada, customizada e que antecipe as suas necessidades”.

mobileConsolidação das Apps

O telemóvel ganha cada vez mais influência. Em média, os utilizadores de smartphones recorrem a 12 apps por dia. O comportamento digital está cada vez mais ancorado num grupo restrito de aplicações consolidadas. “Por sua vez, isto confere influência a um pequeno grupo de fornecedores de media, jogos e de serviços, que muitas vezes tê, conteúdos ou protocolos de publicidade em sistemas proporitários.

Ecommerce em todo o lado

Os comerciantes têm hoje a oportunidade de “vender a qualquer hora, em qualquer lugar”. 35% do tempo dispendido a fazer compras online é feito através de telemóvel. O maior evento de retalho online, o Alibaba ‘singles day’ na China gerou mais de 4 mil milhões de dólares em vendas através de compras feitas pelo telemóvel.

Apetência para a disrupção

A tecnologia removeu barreiras á entrada. Os consumidores aceitam novos tipos de fornecedores, canais e métodos de pagamento, e estão abertos a novas formas de fazerem as coisas, se forem ao encontro das suas necessidades. O Clube “Dollar Shave” foi disruptivo, construindo uma base de 2 milhões de subscritores em 3 anos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *