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Retrato dos hábitos de maquilhagem das mulheres portuguesas

Por a 19 de Abril de 2016 as 17:14

LórealAs mulheres portuguesas mais jovens, entre os 18 e os 34 anos, surgem como as educadoras e influenciadoras das mulheres mais velhas. Este segmento representa 60% do valor da categoria de ‘make-up’, segundo o estudo “Advanced Make-up Social Lab”, promovido pela L’Oréal Portugal em parceria com a Nova Information Management School da Universidade Nova de Lisboa, com a metodologia disruptiva de “Design Thinking”.

Assistimos a uma inversão de papéis em que as filhas são agora as novas educadoras, responsáveis por explorar novos conceitos e produtos de beleza e de maquilhagem. Apresentam-nos às suas mães e tentam incentivá-las a inseri-los nas suas rotinas diárias. Muitas vezes, são as próprias filhas que ensinam as mães a maquilhar-se. Neste sentido, em termos de referências e inspirações, o estudo conclui que os pilares fundamentais na iniciação da maquilhagem são as amigas e a rede social Youtube e não a mãe.

“Estas mulheres pretendem ter um papel na sociedade totalmente diferente do assumido pela geração anterior, demonstrando uma atitude mais positiva em relação ao uso de maquilhagem, reforçando o conceito de ‘make-up everywhere’. A faculdade é um dos primeiros momentos em que as mais jovens despertam para a maquilhagem seguindo-se o mercado laboral”.

Quando questionadas acerca do que as faz sentirem-se bonitas, a roupa, o cabelo e a maquilhagem são as respostas imediatas, ao contrário das mulheres com idades superiores, cuja atitude face à beleza se centra em aspetos de ordem mais pessoal, relacionados com a beleza interior.

Segundo Inês Caldeira, Diretora Geral da L’Oréal Portugal, “sabemos que existem em Portugal alguns mitos em relação à maquilhagem que importa desmistificar porque influenciam o comportamento das mulheres e a consequente penetração destes produtos, assim como a sua utilização. Com este estudo, cujo método utilizado é totalmente inovador e disruptivo, tivemos acesso a conclusões muito importantes quer para o setor da beleza quer para a nossa estratégia de marketing e que eram completamente desconhecidas. Por exemplo, este estudo mostra que existe junto das mulheres mais jovens um fator emocional muito forte associado ao ato da maquilhagem, que contribui para o aumento da auto-estima e para uma melhor integração da mulher nos vários ambientes – profissional e pessoal, uma atitude completamente distinta da verificada junto das mulheres com mais idade”.

Dados já conhecidos de outros estudos de beleza dizem-nos que as mulheres portuguesas são das mais conservadoras em relação à maquilhagem face às europeias. Em Portugal, apenas 71% das mulheres se maquilha, percentagem que ascende aos 83% quando comparada com a média europeia.

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