Análise Consumo Data Center FMCG Homepage Newsletter

Maioria de portugueses já sentiu dificuldades no pagamento de despesas mensais

Por a 28 de Março de 2016 as 13:14

cetelemO mais recente estudo do Cetelem sobre Literacia Financeira revela que, no geral, 58% dos portugueses já sentiu dificuldades no pagamento das contas mensais. Quando se reduz o grupo às “classes socioeconómicas mais baixas”, a mesma percentagem sobe para 67% dos indivíduos.

“Há um aumento do peso das despesas mensais fixas no orçamento familiar face ao último ano”, revela a mais recente edição do estudo sobre a Literacia Financeira dos portugueses, realizado através de 500 entrevistas telefónicas a residentes no País, entre os passados dias 16 e 19 de Fevereiro pelo Cetelem, em colaboração com a Nielsen.

Atualmente, cerca de um terço das famílias portuguesas (cerca de 33%) dispensa mais de metade do orçamento mensal para as despesas fixas. Em 2015, 21% das famílias direcionava mais de 50% dos rendimentos do mês para as despesas regulares.

Além disso, este ano a análise procurou saber se os portugueses já teriam alguma vez sentido dificuldades no pagamento das contas mensais. Pergunta à qual 58% respondeu que sim e destes, 67% pertencem às “classes socioeconómicas mais baixas” (C2/D).

O estudo nota ainda que são os consumidores mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, que mais dificuldades manifestam no pagamento das contas mensais (71%).

“Apesar de serem despesas fixas, e por isso mesmo relativamente previsíveis, as contas do mês continuam a constituir um enorme desafio para muitos portugueses. Isto é preocupante porque quanto maior for o peso das despesas fixas, menor será a capacidade de pagar as contas, suportar uma despesa inesperada ou uma eventual queda de rendimento”, explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing de Cetelem.

Leia também: Despesas mensais fixas de famílias portuguesas estão mais pesadas

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *