Análise Data Center Newsletter Ponto de Venda

Retalho lidera investimento imobiliário em Portugal

Por a 12 de Fevereiro de 2016 as 14:45

Loja_das_conservasO investimento em imobiliário comercial na Europa bateu um novo recorde novo recorde, de acordo com os últimos dados publicados pela consultora Cushman & Wakefield.

O volume de investimento no último trimestre de 2015 alcançou os 70 mil milhões de euros. No acumulado do ano, registou 264 mil milhões de euros, valor que ultrapassou o último recorde, em 2007, no valor de 230 mil milhões.

O investimento imobiliário continua a crescer em todos os mercados, com o Reino Unido a atrair a maior parte do volume. “Contudo, muitos outros mercados tiveram um crescimento grande desde 2014, como a Alemanha, que registou um aumento de 41% chegando aos 53 mil milhões. Espanha cresceu 36% e Itália 67%, quando o total dos valores de investimento foi de 11 e 8 mil milhões de euros, respetivamente.

2015 foi igualmente um bom ano para Portugal. O mercado de investimento imobiliário mais do duplicou face ao ano anterior para um novo máximo histórico de €1,9 mil milhões. “Os investidores estrangeiros tiveram um papel preponderante, representando 89% do volume transacionado. O capital oriundo dos EUA foi o mais significativo, responsável por 800 milhões de euros, seguido por Espanha e Alemanha, ambos com 220 milhões de euros”.

O setor de retalho nacional retomou a liderança em termos de volume de capital, representando 60% do total, seguido do setor de escritórios, responsável por 23%. “A evolução das ‘yields prime’ de referência acompanhou a tendência de recuperação do mercado, com descidas trimestrais sucessivas, as quais em termos de agregado anual variaram 100 pontos base. No final de 2015, o indicador situava-se nos 5,25% para escritórios, 5,00% para comércio de rua, 5,50% para centros comerciais e 7,00% para industrial”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *