Distribuição Homepage Newsletter

Portugal entre os piores desempenhos no comércio a retalho em 2015

Por a 3 de Fevereiro de 2016 as 16:51

retalhoO comércio a retalho está a recuperar a dinâmica na Europa. As vendas aceleraram 2,4% na zona euro no ano passado, enquanto o crescimento no conjunto da União Europeia (UE) atingiu 3% face ao período homólogo.

Concretamente no último mês do ano, as vendas a retalho cresceram 1,4% na zona euro e 2% em toda a União, face a igual período do ano anterior. Na comparação com novembro, a faturação aumentou 0,3% na zona da moeda única e 0,1 nos 28 países.

A subida de 1,4% nas vendas em volume no comércio a retalho na zona euro está sobretudo relacionada com a subida registada no agrupamento dos produtos não alimentares (1,8%). Os produtos alimentares, bebidas e tabaco evoluíram 0,8% no mesmo período.

Na União, o agrupamento de produtos não alimentares aumentou as vendas em 2,3% enquanto os produtos alimentares aceleraram 1,5%.

As maiores subidas em volume tiveram lugar na Roménia (14,3%), Estónia (5,8%), Polónia (5,5%). Pelo contrário, Portugal (1,3%), Bélgica (1,2%) e Dinamarca (0,3%) registaram os piores desempenhos no ano passado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *