Biedronka inaugura 80 lojas em 2015
A Biedronka fechou o exercício de 2015 com vendas de 9.205 milhões de euros, mais 9,2% face ao período homólogo. A insígnia de distribuição alimentar com operação na Polónia do grupo Jerónimo Martins tinha no final do ano passado um parque de 2.667 lojas que representam 1.717.944 metros quadrados. A cadeia abriu 102 lojas e encerrou as portas de 22 unidades (mais 80 unidades).
Leia também Vendas do Pingo Doce sobem 5,4% para €3.407 milhões em 2015
“A melhoria da oferta da Biedronka gerou um forte crescimento dos volumes que mais do que compensou a deflação do cabaz registada no ano”, lê-se no comunicado que o grupo enviou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), com as vendas preliminares para o ano de 2015.
A evolução do número de visitas e do valor médio de compra contribuíram para o resultado.
O ambiente competitivo na Polónia “permaneceu dominado por promoções e os consumidores mantivera-se sensíveis à poupança, apesar das tendências positivas registadas no consumo alimentar”.
Apesar de negativa nos primeiros nove meses do ano, a inflação alimentar “foi marginalmente positiva em outubro e novembro”.