Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona é a cadeia de supermercados “mais admirada” da Europa

Por a 13 de Janeiro de 2016 as 11:30

MercadonaA cadeia de distribuição espanhola Mercadona é a protagonista de um “caso de estudo” internacional, patente no livro “Foguete, Oito Lições para Garantir o Crescimento Infinito” (Rocket, Eight Lessons to Secure Infinite Growth), editado pelo “The Boston Consulting Group”, conta a publicação “diário responsable”.

A obra conta a história de “16 destacados líderes de mercado que criaram grandes marcas” e coloca o retalhista espanhol entre a nata do setor do retalho mundial, como Starbucks, Walt Disney, Toyota, Amazon, Victoria’s Secret, Airbnb, Four Seasons, Whole Foods Market, The Container Store e Natura Cosmetic.

Escrito por Michael J. Silverstein, Dylan Bolden, Rune Jacobsen e Rohan Sajdeh, o livro é “um guia indispensável para todos quantos querem colocar a sua empresa a crescer mais rápido do que a dos concorrentes”.

Os autores destacam a empresa espanhola no capítulo: “Dá passos de gigante porque não vais ganhar com passos tímidos” (Take Giant Leaps, because you’re not going to win with timid steps), assegurando que o seu modelo inovador a converteu na cadeia de supermercados “mais admirada da Europa” e lhe valeu a integração nos primeiros lugares do ranking “Brand Advocacy Index de BCG” (índice de reconhecimento de marca no mercado de grande consumo).

A obra destaca assim a forma como a Mercadona conseguiu “reinventar o segmento de supermercados num contexto global” e como a suas marcas (Hacendado, Bosque Verde, Deliplus e Compy) oferecem aos clientes um atrativo que, em numerosas ocasiões, é superior ao das marcas mais conhecidas.

“A história da Mercadona é tão relevante em inovação, como a da Walmart, Ikea e Amazon, e tão admirada como a Apple na experiência de compra”.

Esta constante adaptação da cadeia espanhola às mudanças de mercado, é resumida pelos autores em seis ideias principais: preços sempre baixos, aposta na qualidade e em produtos únicos, o poder da reciprocidade (dar primeiro para depois receber), não adormeças à sempre uma crise à espera, primeiro inova e depois implementa e, por último, nunca temas regressar às tuas raízes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *