Análise Data Center Destaque Newsletter

Investimento no imobiliário comercial nacional atinge valores mais elevados de sempre

Por a 11 de Novembro de 2015 as 11:11

CWinvestA atividade de investimento imobiliário no setor comercial em Portugal atingiu em outubro de 2015 um máximo histórico em termos de volume de capital. O valor conquistado nos primeiros dez meses do ano supera o recorde anual de 2007 e quase que duplica o volume total atingido em 2014.

Só nos primeiros dez meses deste ano, foram transacionados em Portugal 1,36 mil milhões de euros em ativos de imobiliário comercial, “valor nunca antes atingido em 25 anos de registo de transações”, segundo a consultora imobiliária Cushman & Wakefield. As expetativas para o fecho de ano apontam para que se atinjam os 2 000 milhões de euros em volume de transações.

O máximo até à data correspondia ao valor transacionado no total dos 12 meses de 2007 (1,19 mil milhões de euros), ano que consta como “pico do mercado imobiliário em Portugal”.

Em 2015, apenas entre janeiro a outubro, o volume de negócios de investimento ultrapassa em 14% o valor de 2007 e representa também um crescimento de quase 100%, face ao total do ano de 2014.

A recuperação deve-se sobretudo aos investidores estrangeiros, que representam 90% do total de capital investido e 75% do número de negócios.CWestran

Os capitais americanos foram os mais significativos, canalizando para o imobiliário comercial nacional cerca de 600 milhões de euros, “renovando mais um máximo histórico para o investimento norte-americano no nosso país”, denota a consultora.

O investimento espanhol, ainda que tenha começado de forma tímida no início do ano, representa hoje o segundo mercado que mais capital aloca aos ativos nacionais, representando cerca de 20% do total de capital estrangeiro investido, mais de 200 milhões de euros.

Desta forma, o volume médio por negócio de investimento comercial situa-se nos 35 milhões de euros, mais de o dobro da média dos últimos dez anos, próxima dos 15 milhões milhões. “Este indicador reflete também a tendência cada vez mais acentuada pela negociação de portefólios, que representaram em valor mais de 40% do volume transacionado em 2015”

Retalho representa 56% do total de capital investido

“Após uns anos com menor atratividade junto dos investidores”, o setor de retalho retomou a primazia em termos de volume de capital investido, representando este ano 56% do total. Os escritórios, por sua vez, representam hoje cerca de 25% do volume total investido.

“O maior negócio do ano foi a compra dos investidores americanos Blackstone de um portfólio de centros comerciais aos investidores do fundo alemão CG Malls, representando a operação um total de superior a 330 milhões de euros e sendo desta forma o maior negócio de sempre em Portugal”.

O mercado imobiliário comercial português apresenta, segundo a consultora, uma boa “qualidade versus preço”, e apresenta ainda “grande disponibilidade de capitais alocados ao investimento imobiliário”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *