Análise Data Center Newsletter

Estudo. Botswana continua a ser a economia emergente mais transparente

Por a 27 de Outubro de 2015 as 12:30

africaApesar das recentes dificuldades sentidas nas principais economias dos países emergentes, estes mercados mantêm-se como uma boa alternativa de investimento, segundo a publicação “Emerging & Frontier Markets”, divulgada pela Cushman & Wakefield.

A terceira edição do estudo  – que inclui um índice de risco associado por país – revela a forma como nos últimos 20 anos o cenário da economia global se alterou, com os investidores a procurarem cada vez mais elevadas taxas de retorno dos países emergentes. “Estes mercados também se tornaram particularmente atrativos para as empresas, que desta forma respondem à estagnação sentida nas economias mais maduras”.

O continente africano demonstra um desempenho “particularmente positivo”, segundo o estudo. “Fatores como uma classe média em franco crescimento, melhorias nas infraestruturas e avanços tecnológicos, aliados a um mercado imobiliário com crescente transparência, levaram a que metade das primeiras dez posições do índice seja ocupada por estados africanos”.

Botswana mais atrativo

No índice de 2015, o Botswana mantém-se como o país mais atrativo para os ocupantes. “Outros estados africanos que fazem parte do top 10 são a África do Sul, o Gana, Marrocos e a Tunísia. No entanto, há grande diversidade do continente africano, pois Angola, a República Democrática do Congo e o Zimbabwe surgem nas últimas posições do índice. A situação frágil do mercado angolano percecionada por ocupantes e investidores tem tido efeitos negativos não só no próprio país, mas também em Portugal, tendo em conta a estreita relação económica entre ambos os países”, nota o estudo.

Embora o sudoeste asiático seja uma das regiões do mundo com o crescimento mais acelerado, com os VIP (Vietname, Indonésia e Filipinas) a registarem “um desempenho económico muito positivo”, os três países caíram no ranking em 2015, sendo as principais razões “alterações nos regimes de propriedade”, no caso do Vietname e das Filipinas, e “os custos de registo de propriedade”, no caso da Indonésia.

No continente americano, o estudo destaca a performance do Uruguai que subiu 16 posições, ocupando em 2015 a 2ª posição do ranking; e do Panamá, que passou da 27ª posição para a 7º. lugar. “Nestas geografias os principais pontos a favor são as perspetivas de desaceleração económico no curto prazo que se traduzem em expetativas de descida nas rendas, fator favorável para empresas que se queiram localizar nestes países”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *