Distribuição Homepage Newsletter

Pingo Doce é a marca da distribuição mais valiosa em Portugal

Por a 15 de Maio de 2015 as 16:48

bandeira_portugalCom a exclusão do BES este ano, as primeiras cinco posições da lista de marcas mais valiosas em Portugal são ocupadas pela EDP, Galp Energia, Pingo Doce, Millennium BCP e Caixa Geral de Depósitos.

Avaliada em 3 146 milhões de dólares, a EDP vale financeiramente mais do dobro da segunda marca portuguesa mais valiosa, a Galp Energia, com 1 501 milhões de dólares. A líder do ranking continua a ser a única a integrar a tabela das 500 marcas mundiais com maior valor financeiro.

As conclusões dão do estudo anual “League Table Valuation Study” da Brand Finance, que avalia a força e o valor da marcas em cada país e a nível global, tendo sido auditadas e avaliadas mais de 7 000 empresas e marcas em todo o mundo.

Fora do setor energético, a marca com mais valor pertence ao setor da distribuição. O Pingo Doce ocupa a terceira posição e está neste momento avaliado em 807 milhões de dólares. A segunda marca de retalho mais valiosa é o Continente, no sexto lugar do ranking, com uma avaliação de 467 milhões de dólares. As marcas da distribuição diminuíram em valor financeiro, acompanhando, ainda que de forma menos acentuada, a evolução da cotação das suas ações.

Em comparação com o último ano, Jerónimo Martins (14º lugar com 281 milhões de dólares), Recheio (19º lugar com 184 milhões de dólares) e Pingo Doce viram o seu valor de marca diminuir. No universo Sonae, as marcas Continente e Worten (16º lugar com 228 milhões de dólares) sofreram reduções em linha com a queda do valor do Grupo em Bolsa. Ambas as empresas apresentam um índice de reputação robusto, ao contrário da EDP, por exemplo.

A Caixa Geral de Depósitos, avaliada em 594 milhões de dólares, manteve-se como a marca mais reputada e mais forte da banca nacional, com um rating de AA+, o que a coloca no 53ª posição da tabela das marcas mais fortes da banca mundial.

A TAP viu o seu valor financeiro de marca reduzido em cerca de 22% passando de 399 para 313 milhões de dólares. A transportadora aérea está agora em 11º lugar entre as marcas mais valiosas em Portugal.
Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *