Agenda Homepage Newsletter

Solução para contadores eléctricos inteligentes com assinatura portuguesa

Por a 30 de Abril de 2015 as 13:02

inovacaoNo âmbito de um projecto financiado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), as instituições EFACEC e INESC TEC, desenvolveram a primeira solução de comunicações sem fios portuguesa que vai permitir ligar centenas de contadores eléctricos inteligentes.

O principal objectivo do projecto MTGrid (Multi Technology Communication Infrastructure for the Smart Grid), que está em fase final de implementação, consistiu em desenvolver uma solução de comunicações que permitisse aos operadores de uma rede eléctrica monitorizar e controlar os contadores eléctricos inteligentes que no futuro vão ocupar as habitações portuguesas.

O INESC TEC foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma solução de comunicações sem fios em equipamentos de baixo custo e baixo consumo.

“A rede tem como requisitos, por exemplo, a interligação de centenas de contadores, capacidade de operação em ambientes diversos e integração com as soluções do fabricante. Espera-se que esta tecnologia aumente a capacidade competitiva da EFACEC nos mercados nacional e internacional”, explica Manuel Ricardo, Coordenador do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC.

Esta e outras soluções tecnológicas aplicadas a outras áreas, como a saúde, o mar, smartphones ou música, vão estar em mostra no INESC TEC no próximo dia 6 de Maio, no “Open Day do CTM” (Centro de Telecomunicações e Multimédia). No total vão ser 20 as tecnologias em exposição na iniciativa que marca o início da comemoração dos 30 anos da instituição no Porto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *