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Spotify cria novo serviço de segmentação do público para optimizar alcance das marcas

Por a 16 de Abril de 2015 as 15:50

segmentacaoA partir do primeiro dia do próximo mês de Maio, com novo serviço Playlist Targeting da Spotify, as marcas poderão atingir segmentos específicos de audiências, definidos com base nas escutas das ‘playlists’ que a plataforma de música disponibiliza nas vertentes móvel e ‘desktop’.

O Spotify for Brands, plataforma que desvenda dados de audiência para conectar marcas com a geração do ‘streaming’ [recepção de dados em linha], está a lançar a Playlist Targeting, uma solução de segmentação que permite que as marcas cheguem a dados do serviço de música, em primeira mão, para atingirem as audiências que mais importam.

Quando os utilizadores acedem a alguma das mais de 1,5 milhões de ‘playlists’ [listas de música] que a empresa disponibiliza, muitas vezes sinalizam uma actividade comum ou um estado de espírito, como o de treino intenso ou o de relaxamento, por exemplo. Desta forma, o serviço permite identificar o perfil de vários conjuntos de consumidores, desde entusiastas de treino a quem anda de transportes públicos, até à geração ‘millennials’, aos pais e outros.

As marcas podem assim atingir segmentos de audiência com base no que eles são (idade e género, geografia, linguagem), no que estão a ouvir (listas de reprodução, géneros), e quando e como estão a ouvir (altura do dia e plataforma/equipamento). Também podem aproveitar o redireccionamento multi-plataforma e as mensagens sequenciais para continuar a conversa com os ouvintes em múltiplos pontos de contacto.
Todas as campanhas segmentadas são entregues com 100% de participação interactiva a uma audiência envolvida – 148 minutos por utilizador por dia (Fonte: dados internos Spotify).

O serviço Playlist Targeting faz parte de um conjunto actualizado de capacidades do Spotify Audience Targeting, que potencia dados 100% registados sobre idade e género, localização exacta e dados comportamentais, estados de espírito, tendências de gostos musicais, entre outras, permitindo às marcas a criação de campanhas com precisão de segmentação, através das plataformas móveis e ‘desktop’, maximizando o alcance.

O Spotify introduziu o seu primeiro vídeo promocional a produtos (Video Takeover e as Sponsored Sessions) em Outono de 2014, oferecendo às marcas novos formatos ‘premium’ para alcançar audiências através da visão, som e movimento tanto nas plataformas móveis como no desktop.

Com isto, a empresa viu um aumento de 53% relativamente ao ano anterior, nas receitas de publicidade e um crescimento de 380% nas receitas de publicidade nas plataformas móveis. (Fonte: dados internos Spotify, 1.º trimestre de 2015 vs. 1.º trimestre de 2014)

O Spotify, serviço de música digital que dá acesso em tempo real a mais de 30 milhões de músicas, está presente em 58 mercados e atinge um público global de 60 milhões de utilizadores entre dispositivos móveis, do ambiente de trabalho e serviços associados. O utilizador médio multi-plataforma do ‘Spotify Free’ gasta 148 minutos durante o dia na plataforma, enquanto realiza as suas actividades diárias.

 

 

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