Oito mercados representam 50% do consumo mundial de vinho
Os EUA são o maior mercado mundial de vinhos, seguido da Alemanha e Grã-Bretanha no que diz respeito à importação.
O Japão e a Austrália, estão a ganhar terreno nos últimos anos e três mercados com uma tradição de vendas, estão em declínio: França, Espanha e Itália.
Em conjunto, estes oito mercados significam cerca de 12 biliões de litros de vinho (fonte: IWSR) ou cerca de 50% dos 24 biliões de litros consumidos a nível mundial (fonte: OIV).
“A consequência de cada alteração nestes mercados – seja ela súbita ou gradual – tem repercussões sobre a cadeia de fornecimento global e, por último, sobre os produtores e os consumidores”, revela a sinopse de um estudo que vai ser apresentado na ProWein 2015, Feira Profissional Internacional de Vinhos e Bebidas Espirituosas, que terá lugar em Düsseldorf, Alemanha, entre 15 a 17 de Março de 2015.
Oito mercados que apresentam algumas semelhanças mas também muitas especificidades. “Torna-se evidente que a globalização e a convergência não se aplicam à realidade do comércio do vinho. Os consumidores vão às compras mais vezes, mas compram menos de cada vez, e as compras online também estão a crescer”.
O certame vai reunir cerca de 5800 expositores, oriundos de 50 países, dos quais cerca de 330 são portugueses.