Distribuição Homepage Newsletter

6 passos para tirar partido da mobilidade no retalho

Por a 16 de Junho de 2014 as 16:24

João Girardi, general manager da Verifone Portugal, revela 6 passos essenciais para ajudar os retalhistas garantirem o “sucesso do negócio na nova realidade móvel e dar resposta ao novo perfil de consumo dos utilizadores”

 1. NFC (Near Field Communication)

Os retalhistas devem estar preparados para explorar as plataformas de NFC (Near Field Communication). A concretização de parcerias estratégicas com ‘players’ chave desta indústria é essencial antes de o mercado ficar saturado

2. POS não se esgota nos pagamentos

O potencial dos POS não se esgota nos pagamentos. A tecnologia NFC tem capacidade de oferecer comunicações bidireccionais e em tempo real entre o comerciante e o consumidor

3.Explorar o POS

Explore as possibilidades que o POS tem para oferecer. Pode pensar em programas que permitam: o uso de cartões presente virtuais, de fidelização e de descontos no POS; Materiais e aplicações que permitam explorar o potencial de comunicação entre a tecnologia NFC na loja, os dispositivos móveis e o POS para oferecer vouchers, ofertas de fidelização, mensagens promocionais, entre outras coisas; A recolha de informação sobre os consumidores através de dispositivos de pagamento; e a introdução de métodos de pagamento alternativos para criarem POS móveis, que podem ser usados dentro e fora da loja.

4.Ser socialmente activo

Os social media podem ajudar as empresas a criar e a promover ‘brand awareness’

5. Escolher parceiros de negócio flexíveis

É necessário um ‘upgrade’ em termos de software para que o POS possa interagir com os clientes e gerir um modelo de negócio centrado nos serviços, nas novas aplicações e em futuras integrações.

6. Optimizar os gastos

Muitos retalhistas estão actualmente a substituir os seus POS para suportarem os mais recentes standards PCI (Payment Card Industry). As lojas com grandes volumes de transacções de baixo valor em dinheiro poderão também investir em equipamentos contactless. Todos os investimentos feitos actualmente em termos de infra-estrutura para POS deverão contemplar o suporte para a tecnologia NFC, sob pena dos retalhistas ficarem comprometidos em termos competitivos. As empresas poderão ainda ser obrigadas a aceitar compromissos contratuais que prevêem actualizações futuras e que, por regra, envolvem custos bastante mais elevados do que um projecto de implementação planeado e gradual, que tem em conta a actualização e evolução dos POS existentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *