Distribuição Homepage Newsletter

PME Exportadoras vão ter linha de crédito de €500 milhões

Por a 26 de Junho de 2013 as 19:37

As pequenas e médias empresas portuguesas vão dispor de uma nova linha de crédito de 500 milhões de euros para financiar encomendas com origem nos mercados externos, anunciou o Ministério da Economia e do Emprego.

“Ajudar as empresas, especialmente as PME, a ultrapassar as tradicionais dificuldades de acesso ao crédito, suportando as necessidades de financiamento, durante o período de execução e recebimento da encomenda, resultantes da actividade exportadora”, é o objectivo da medida, explica em comunicado o Ministério de Álvaro Santos Pereira.

A linha de crédito PME Exportações tem o período de vigência de um ano, que poderá ser alargado, e prazos de financiamento às empresas que podem chegar aos quatro anos.

“Do valor global, 400 milhões de euros vão servir para financiar encomendas firmes de bens e serviços colocadas por clientes estrangeiros, enquanto os restantes 100 milhões destinam-se ao financiamento à exportação de bens com longos ciclos de fabrico e facturação”.

O valor máximo a atribuir a cada empresa é de 2 milhões de euros. A taxa de juro associada a esta nova linha está indexada à Euribor a três meses, com um ‘spread’ que pode variar entre 3,51% e 4,65%.

Este instrumento de financiamento é feito pela banca, sendo o apoio público materializado através de Garantia Mútua, correspondente a 60% do capital em dívida.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *