A segurança na livre exposição de produtos, por Iván Baquero (Checkpoint)
Por Iván Baquero, Sales Director and Marketing Key Accounts da Checkpoint Systems Iberia
Um dos objectivos essenciais dos comerciantes é atrair os seus clientes, mas as necessidades de segurança face aos seus produtos continuam a ser um dos principais factores na hora de expor.
Os comerciantes desenvolvem a todo o momento conjuntos de estratégias de marketing focalizado nos seus clientes e público-alvo, quer seja fora das suas lojas quer seja dentro das mesmas. Neste sentido, tornar os seus produtos atractivos é sempre uma preocupação permanente, mas a segurança dos mesmos também o é, e não pode, em momento algum, ser descurada – sobretudo em épocas como a que nos encontramos, em que os índices de furto se tornam ainda mais elevados.
Neste sentido, o objectivo último dos retalhistas será expor os seus artigos de maneira segura, ao mesmo tempo que tornam o meio em que os mesmos se inserem, totalmente seguros. Esta é, pois, a única resposta possível aos resultados de um estudo da GfkCustom Research que demonstra que 84% dos consumidores procura, sempre, um fácil acesso e manuseio dos produtos que pretende adquirir. Assim, as soluções de segurança implementadas terão, necessariamente, que ser eficazes, atractivas e discretas simultaneamente.
Para os retalhistas, esta situação apresenta-se como um claro dilema: se, por um lado, é importante manter os produtos seguros, por outro, a capacidade de atrair e captar a atenção dos clientes para os mesmos é primordial na hora de pensar as suas estratégias de comunicação directa com os clientes.
Encontrar soluções de segurança adaptadas a estas circunstâncias e que, ao mesmo tempo, seja elas próprias dissuasoras do furto parece ser complicado, mas o mercado de soluções está em clara expansão e dá, a cada momento, resposta às mais exigentes necessidades dos retalhistas, pois é com eles e para eles que os produtos são desenvolvidos.
Utilizar etiquetas discretas – como sejam as etiquetas personalizadas para produtos de cosmética – é, na maioria dos casos, a solução ideal, mas a existência de produtos de maiores dimensões leva à necessidade de implementação de soluções desenvolvidas à medida, como é o caso das novas soluções para o sector electrónico.
Com o advento dos tablets e smartphones, os retalhistas apresentam nas suas lojas um sem número de equipamentos com elevada demanda de consumo, elevado valor comercial e elevado grau de atracção, quer para os consumidores, quer para o furto.
A segurança de retalhistas e clientes é essencial na hora de desenvolver novos produtos, mas é também fundamental ter em conta as questões estéticas da apresentação dos produtos, visto que o impacto inicial que os mesmos apresentam aos potenciais consumidores é determinante na hora da compra. Uma exposição dos produtos livre e segura é, assim, o objectivo de todos.