Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Clima económico cai

Por a 28 de Fevereiro de 2012 as 12:37

O indicador de clima económico manteve o seu perfil descendente iniciado em Outubro de 2010, atingindo um novo mínimo de -4,9 pontos contra os -4,7 pontos do mês anterior. Em contraste, a confiança dos consumidores recuperou ligeiramente em Fevereiro.

O indicador de confiança da indústria transformadora diminuiu ligeiramente em Fevereiro, prolongando a trajectória decrescente iniciada em Outubro de 2010, atingindo o valor mais baixo desde Julho de 2009, indicam os dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Também as opiniões sobre a produção actual agravaram-se em Fevereiro, mantendo o perfil negativo iniciado em Setembro de 2010 e atingindo o valor mais baixo desde Junho de 2009. No mês de referência, os agrupamentos de Bens de Investimento e de Bens de Consumo contribuíram negativamente para a evolução deste saldo.

Já o indicador de confiança do Comércio recuperou nos últimos dois meses, mais expressivamente em Fevereiro, após ter atingido o mínimo da série, suspendendo a forte trajectória descendente iniciada em Julho de 2010. No mês de referência, este indicador aumentou em ambos os subsectores, comércio a retalho e comércio por grosso, de forma mais expressiva neste último.

Para este resultado positivo contribuíram as apreciações sobre o nível de existências e as opiniões sobre o volume de vendas, sobretudo no primeiro caso, enquanto as perspectivas de actividade contribuíram em sentido contrário.

Já quanto ao indicador de confiança dos consumidores, este aumentou no segundo mês de 2012, suspendendo a trajectória descendente observada desde finais de 2009, embora não se afastando significativamente do mínimo da série registado em Janeiro.

A evolução apresentada no mês resultou, segundo o INE, “do contributo positivo de todas as componentes, com excepção das perspectivas de evolução do desemprego”.

As expectativas sobre a evolução da situação económica do País recuperaram nos últimos dois meses, após atingirem o valor mais baixo da série, registando em Fevereiro o contributo positivo mais expressivo para o comportamento do indicador de confiança.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *