Homepage Newsletter Veículos

Goodyear combate roubo de pneus com microchip RFID

Por a 20 de Janeiro de 2012 as 9:08

A Goodyear vai apostar em microchips para combater o roubo de pneus dos atrelados.

 

Com a crise, o roubo de pneus dos atrelados têm vindo a acentuar-se, afectando o negócio dos operadores de frotas.

Atenta às necessidades dos operadores, a marca lançou o pneu para atrelado Goodyear Regional RHT II RFID (Identidade de rádio frequência) 435/50R19.5, com microchip integrado que estabelece ligação, via Internet, com o programa de gestão de pneus FleetOnlineSolutions.

“A nova tecnologia permite monitorizar os pneus e, em caso de roubo, é muito mais fácil localizá-lo e identificá-lo. Os pneus podem ser monitorizados durante a vida útil, incluindo em situações de re-revestimento do rasto”.

Ainda que os chips do RFID actualmente apenas tenham dados de identificação, no futuro será possível monitorizar, por exemplo, a pressão e temperatura em tempo real. Igualmente, a Goodyear prevê a ampliação do RFID num futuro próximo a outros tipos e tamanhos de pneus.

“O roubo de pneus de atrelados é uma realidade. Mesmo quando a polícia recupera os pneus roubados, é impossível provar a sua origem visto que os dígitos de identidade dos pneus normalmente são removidos. A partir de agora, com a introdução do microchip nos pneus, não podem ser removidos sem os destruírem. Isto significa que os ladrões não conseguem apagar a origem dos pneus e desta forma evitamos roubos dos que apresentarem o logótipo RFID na parede lateral”, comentou Nieves Fuentes, Diretora de Comunicação da Goodyear Dunlop Ibéria.

O microchip é integrado nos pneus na linha de montagem e programado com um código único que o identifica, permitindo a um leitor portátil determinar o tipo e tamanho do pneu, assim como o número de identidade único.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *