FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Angola lidera importações de vinhos do Alentejo

Por a 9 de Janeiro de 2012 as 14:09

Angola é o principal destino das exportação dos vinhos do Alentejo e está a crescer, revelam os dados da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que demonstram ainda que de Janeiro a Outubro do ano passado, foram exportados para Angola 3,2 milhões de litros de vinho do Alentejo.

Segundo declarações de Tiago Caravana, director de marketing da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), à Agência Lusa, além daquele país africano ser já o “maior importador de vinhos portugueses”, o responsável salientou ainda que “a tendência é para crescer ainda mais a exportação de vinho do Alentejo para Angola, visto que a economia daquele pais está a evoluir e existe uma parte da população que já consome, com frequência, vinhos de qualidade”.

De acordo com o responsável pelo marketing da CVRA, é essencialmente o “vinho de qualidade”, sobretudo o tinto, que é “apreciado” em Angola e que está a ser exportado para aquele país africano, com tendência para um crescimento.

Os dados divulgados pela CVRA mostram ainda que, de Janeiro a Outubro de 2011, os vinhos alentejanos aumentaram as exportações, em 34,5%, para os principais mercados fora da União Europeia (UE), com Angola a liderar o “ranking”.

Comparando com igual período de 2010, os países que mais aumentaram o volume de importações, além de Angola foram a China (juntamente com Macau e Hong Kong) com 44%, seguidos pelo Brasil e Canadá, com 14,9 e 10,2%, respectivamente.

Tiago Caravana explicou, também, que Angola, Brasil, EUA, China e Canadá são, actualmente, os cinco principais mercados de destino dos vinhos do Alentejo, aparecendo na lista de mercados de exportação para fora da União Europeia a Suíça, Rússia, Japão, Cabo Verde, Moçambique, Austrália, Suazilândia, Venezuela, Noruega e São Tomé e Príncipe.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *