FMCG Homepage Marcas Newsletter

Preços na produção industrial estabilizam

Por a 18 de Novembro de 2011 as 14:28

A variação homóloga do índice de preços na produção industrial foi 5,5% em Outubro, taxa idêntica à observada nos dois meses anteriores, indicam os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens Intermédios registaram, ambos, contributos de 1 ponto percentual (p.p.) para a variação homóloga do índice agregado, em resultado de taxas de variação de 3,2% e de 3,6% (3% e 4,1%, pela mesma ordem, em Setembro).

A secção das Indústrias Transformadoras registou uma variação homóloga de 5,3%, inferior em 0,2 p.p. à taxa observada em Setembro. Ainda assim o contributo desta secção (4,3 p.p.) foi o mais influente para o índice total.

Em Outubro, o índice de preços na produção industrial apresentou uma taxa de variação mensal de -0,3% (-0,2% em igual mês do ano precedente), inferior em 0,5 p.p. à registada em Setembro.

Face ao mês anterior, apenas o agrupamento de Bens Intermédios registou uma taxa de variação mensal em Outubro acima do verificado no mês anterior, passando de uma variação de -0,1% para 0,1% (0,5% em Outubro de 2010).

Por secções, a das Indústrias Transformadoras registou o contributo mais influente para a variação do índice total (-0,2 p.p.), originado por uma taxa de variação de -0,2% (-0,1% em igual mês do ano anterior).

A taxa de variação média dos últimos 12 meses situou-se em 5,8% (5,7% em Setembro).

Face ao mês anterior, o agrupamento de Bens de Consumo registou um acréscimo de 0,2 p.p. da sua taxa de variação média, que passou para 2,5% em Outubro. A taxa de variação média dos agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Investimento diminuiu 0,1 p.p. face à observada no mês anterior, situando-se em 5,4% e em 0,3%, respectivamente.

Por secções, o índice da secção das Indústrias Transformadoras registou uma taxa de variação média de 5,7%, superior em 0,1 p.p. à observada em Setembro.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *