Distribuição

Sentimento económico e de confiança dos consumidores em queda

Por a 19 de Setembro de 2011 as 12:55

Em Portugal, o indicador de clima económico manteve em Agosto o acentuado movimento descendente iniciado em Julho de 2010, reforçando o indicador de actividade económica, disponível até Julho, o perfil negativo observado desde Setembro de 2010. O indicador de consumo privado diminuiu em Julho, “reflectindo o contributo negativo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro, mais expressivo no segundo caso”.

O INE diz ainda que, no mesmo mês, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) “apresentou uma redução mais intensa”, em resultado do contributo mais negativo de todas as componentes, com destaque para a construção. Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, em Julho as exportações voltaram a registar um crescimento homólogo significativo, de 14,9% (17,5% em Junho), enquanto as importações apresentaram uma variação homóloga de 0,2% (1,9% no mês anterior).

Em Agosto, a taxa de variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,9% (3,2% em Julho).

No mesmo mês, excluindo energia e bens alimentares não transformados, esta taxa situou-se em 1,8% (2,1% no mês anterior). Os preços das componentes de bens e de serviços do IPC apresentaram crescimentos homólogos de 3,1% e 2,6% em Agosto (3,6% e 2,5% em Julho), respectivamente. O diferencial entre a variação homóloga do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) de Portugal e a da zona Euro diminuiu 0,2 p.p. em Agosto, situando-se em 0,3 p.p., concluem os dados do INE.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *