Destaque Distribuição

Amanhã no Hipersuper. Os vencedores dos Prémios’11

Por a 7 de Julho de 2011 as 0:01

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição, destaque para os vencedores dos Prémios’11 Hipersuper, evento realizado no passado dia 5 de Julho [Terça-feira], no Museu do Oriente em Lisboa.

Dentro do Retalho Alimentar, as insígnias vencedoras foram o Continente (Melhor Mercearia, Melhor DPH e Melhor Retalhista Alimentar), Pingo Doce (Melhor Frescos e Melhor Marketing), e El Corte Inglés (Melhor Garrafeira).

Já no Retalho Não Alimentar os destaques da cerimónia de ontem seguiram para o IKEA (Melhor Mobiliário e Melhor Retalhista Não Alimentar), Fnac (Melhor Tec), Leroy Merlin (Melhor Bricolage), Massimo Dutti (Melhor Fashion), Worten (Melhor Marketing) e Colombo (Melhor Centro Comercial).

A Nestlé (Melhor Fabricante Alimentar e Melhor Fabricante), Unilever (Melhor Fabricante DPH) e a Apple (Melhor Fabricante Não Alimentar) foram as empresas que receberam os prémios nas categorias de Melhor Fabricante.

Como Melhor Retalhista de 2010, o prémio foi atribuído ao Continente, tornando a insígnia de retalho alimentar da Sonae MC como a mais premiada da noite (recebeu 4 prémios)

Rui Miguel Nabeiro, Administrador da Delta Cafés, foi o empresário agraciado com o Prémio Personalidade do Ano, uma distinção recebida em mãos pela irmã, Rita Nabeiro, mas que mereceu um vídeo de agradecimento do empresário em deslocação ao Brasil. “Agradeço ao júri a atribuição deste meu primeiro prémio, algo que representa responsabilidade mas também motivação adicional para mim. Trata-se de uma distinção pessoal, mas que só é possível com a ajuda das pessoas com quem trabalho todos os dias, pelo que lhes estendo também o agradecimento, especialmente num ano de crise, em que a nossa empresa comemora 50 anos e contraria a tendência, expandindo-se para outros horizontes e mercados”.

Na secção “Retalho” desta edição do Jornal Hipersuper, destaque para a entrevista a Pedro Barbosa, docente da disciplina “Tendências de Consumo” do MBA Executivo da EGP-UPBS, que caracteriza o consumidor como “camaleão”. Ou seja, da mesma forma que compra o produto mais barato do mercado, gasta uma fortuna num pequeno luxo.

Ainda no “Retalho”, a Kantar Worldpanel analisa os cinco primeiros de 2011, concluindo que o mercado de Fast Moving Consumer Goods (FMCG) registou uma redução no valor gasto de 0,5%, embora o preço médio comprado tenha crescido 0,8% e teve também uma redução em volume de 0,9%, o que significa que os lares portugueses efectivamente gastaram menos e compraram menos produtos de grande consumo. Ou seja, houve, de facto, uma contenção no consumo e no gasto.

Também a Nielsen analisa o mercado de Bens de Grande Consumo (BGC), mais concretamente, a quadrisemana de 25 de Abril a 22 de Maio), concluindo que o mercado desacelerou o crescimento, destacando-se a subida dos congelados e mercearia no Alimentar, enquanto, relativamente aos formatos, foram os hipermercados que mostram um crescimento favorável.

Na “Produção”, visitámos a “loja mais doce da cidade”: Papabubble. Tendo recuperado a arte caseira de fazer rebuçados, com a criação de um conceito de negócio original, dois jovens empresários portugueses trouxeram a loja (originária de Barcelona) para Lisboa. Nos horizontes está já a cidade Invicta.

Nas “Feiras”, entrevistámos Luíz Branco, presidente da WTM Europe, e responsável pela organização da “Portugal Exporta”, evento que se realiza em São Paulo (Brasil) de 25 a 27 de Outubro e que pretende levar até ao outro lado do Atlântico as empresas portuguesas que se queiram aventurar na comercialização dos seus produtos em terras brasileiras.

Nos “Veículos”, fazemos uma radiografia ao mercado do Comerciais Ligeiros e Pesados de Mercadorias, tendo para tal falado com três dos maiores players a actuar no nosso mercado: Iveco, MAN e Volvo.

Na “Logística”, marcámos presença no evento que deu a conhecer o novo responsável da Linde para o mercado português. Além disso, a marca de empilhadores expandiu a sua oferta até às ilhas da Madeira e Açores.

Por falar em expansão, este foi o tema da conversa que o Jornal Hipersuper teve com Vítor Figueiredo, director-geral da Univeg. Especialista em logística de produtos alimentares, a Univeg espera crescer 15% este ano à boleia do outsourcing.

Esta edição analisa, igualmente, o estado do mercado dos empilhadores. A contribuição veio do lado da Lusilectra, Empigest, Iberlift, Jungheinrich, Yale, Mobilift e Manitou.

Nas opiniões, temos a participação de César Bessa Monteiro (ACPI) que escreve sobre “A Europa, o Mercado Único e a Propriedade Intelectual”; João Fernandes (Edigma), “Linha da frente – um factor crítico subexplorado”; Ana Rito (INSA), “O papel da Indústria na promoção do estilo de vida”; João Paulo Girbal, “O barato sai caro”; e Nancy Almeida (Hays), “Motivar colaboradores em tempo de crise”.

Boas leituras!

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *