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Lares portugueses gastam 400 euros em electrodomésticos em 2010

Por a 1 de Abril de 2011 as 15:27

Venderam-se, em média, 200 televisões por hora em 2010 no mercado nacional, divulgou a GfK, para exemplificar a liderança da electrónica de consumo no ano passado, face aos cerca de 70 frigoríficos e 100 máquinas de café comercializados no mesmo período.

A 15.ª Conferência da GfK sobre “Electrónica de Consumo, linha branca e pequenos domésticos”, que se realizou recentemente em Lisboa, apresentou os resultados de 2010 e discutiu as tendências para 2011.

Os lares portugueses gastaram, em 2010, cerca de 400 euros em electrodomésticos por lar, enquanto Espanha gastou, em média, cerca de 700 euros e a Alemanha, 600 euros.

Quanto aos locais de aquisição, os centros comerciais e retail parks são responsáveis por 46% do total das vendas, sendo que, no segmento da electrónica de consumo, 58% das vendas são efectuadas nestes locais, assim como 49% das vendas de pequenos electrodomésticos. Apenas 29% dos grandes electrodomésticos são adquiridos em centros comerciais e os retail parks.

Em valor, as cadeias de lojas e hipermercados lideram as vendas. No entanto, na venda de electrodomésticos mais caros estes locais perdem terreno para o comércio tradicional. Até aos 132 euros, 80% do valor das vendas é efectuado em cadeias de lojas e hipermercados e apenas 12% é feito no mercado tradicional. Mas, quando se trata da aquisição de electrodomésticos com valor acima de 504 euros, este valor baixa para 58% em cadeia de lojas e hipermercados e sobe 31% no mercado tradicional.

Os resultados apresentados pela GfK permitem concluir que, no total das vendas do mercado dos bens duráveis, a electrónica de consumo tem um valor de vendas de 2%, os grandes electrodomésticos são responsáveis por 20% e os pequenos electrodomésticos são responsáveis por 11% . 44% das vendas correspondem a outros bens duráveis.

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