Destaque FMCG Marcas

BPI recebe 200 milhões para financiamento a PME

Por a 11 de Fevereiro de 2011 as 15:17

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 200 milhões de euros ao Banco BPI (BPI) para o financiamento de projectos de investimento promovidos por Pequenas e Médias Empresas (PME). O contrato de financiamento foi assinado hoje [Sexta-feira], em Lisboa, pela Vice-Presidente do BEI, Magdalena Álvarez Arza, e pelo Presidente da Comissão Executiva do BPI, Fernando Ulrich.

A vice-presidente do BEI, Magdalena Álvarez Arza, cujas responsabilidades abrangem as operações do Banco em Portugal e em Espanha, salientou que “o Banco apoia com grande satisfação as pequenas e médias empresas portuguesas através desta operação. A melhoria do acesso das PME ao financiamento constitui, com efeito, um dos objectivos estratégicos do Banco Europeu de Investimento, na medida em que contribuirá para estimular a actividade económica e promover a criação de emprego, de um modo especial nas regiões de convergência. Estou confiante de que esta operação, que representa mais um passo em frente na nossa excelente relação com o BPI, será muito proveitosa para a economia portuguesa”.

Já para o presidente executivo Fernando Ulrich, “a nova linha de crédito, que temos o prazer de assinar no princípio deste ano graças, uma vez mais, à cooperação extremamente profissional do BEI, constitui um instrumento importante e um incentivo à concretização do objectivo prioritário do BPI para 2011, nomeadamente o de manter o apoio continuado às Pequenas e Médias Empresas na actual conjuntura económica que se apresenta desafiante”.

A linha de crédito destina-se a apoiar projectos de pequena dimensão, principalmente nas áreas da indústria, do turismo e dos serviços, incluindo a investigação e o desenvolvimento, a energia e a protecção ambiental. Pode também ser usada para projectos de infra-estruturas, principalmente os executados pelas autarquias locais. A maioria dos projectos situar-se-á nas regiões de convergência de Portugal. O BEI financiará até 100% do custo total dos projectos de PME (com um limite máximo de 12,5 milhões de euros por projecto) e até 50% para outros tipos de projectos.

Segundo a nota de imprensa divulgada pelo BEI, o empréstimo contribuirá para “reforçar a produtividade e a competitividade das PME, reduzindo o impacto da actual crise económica nessas empresas, além de promover o desenvolvimento regional e a coesão económica e social em Portugal”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *