Destaque Distribuição

Retalho mundial mudará mais na próxima década do que no último século

Por a 11 de Janeiro de 2011 as 11:50

A National Retail Federation (NRF) concluiu, no seu recente congresso, que “mudança” será a palavra de ordem para o retalho nos EUA e, consequentemente, no mundo inteiro.

Após uma crise económico-financeira que influenciou todo o globo, a entidade máxima do retalho norte-americano revela que ser mais sustentável e interagir com o consumidor pelos dispositivos móveis” serão dois temas que, por mais debatidos que sejam, estarão na ordem de trabalho de diversos retalhistas.

Se durante 100 anos os profissionais de marketing, tanto do retalho como da indústria, tentaram por todos os meios disponíveis convencer o consumidor a comprar cada vez mais, agora, vivem um “dilema”, pois um mundo “mais sustentável pressupõe menos consumo”. Assim, a análise da NRF considere que “a regra é procurar saídas inteligentes e criativas e a tecnologia tem ajudado neste desafio”.

O conceito de sustentabilidade tem sido fortemente invocado em todo o mundo, afirmando Paco Underhill, CEO e fundador da Envirosell, que “as crianças já sabem como os produtos são criados e como são desperdiçados”, salientando que “o retalho mudará mais nos próximos 10 anos do que nos últimos 100”.

Segundo uma pesquisa da McMillan Doolittle, mais pessoas compraram produtos sustentáveis, em 2009, do que em 2007, passando de 49 para 60% o número de consumidores que passaram a adquirir produtos que ajudam o meio-ambiente.

Contudo, o preço mais elevado destes produtos continua a ser o factor dificultador da compra, revelando o relatório da NRF que os “consumidores verdes” não pagam mais de 10% de diferença. Ao mesmo tempo, 75% das pessoas entrevistadas utilizam sacos reutilizáveis”. Outro destaque da pesquisa mostra que as pessoas estão compreender cada vez mais o posicionamento sustentável das marcas, constituindo a “transparência” um factor determinante.

Além da questão ambiental, a interacção entre retalhista e consumidor está cada vez mais na ordem do dia e o consumidor valoriza os que possibilitam esta realidade. É indesmentível que a integração do retalho com os dispositivos móveis é cada vez mais importante porque ajuda as pessoas a comprar, revelando o estudo apresentado no congresso da NRF que “enquanto existem compradores que somente compara preços e procura a localização de lojas, outros procuram descontos e publicam nas redes sociais as suas experiências de compra”, concluindo-se que estes últimos estão à procura de “novidades”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *