Distribuição

Rendimento disponível real das famílias vai cair 2,4% em 2011

Por a 11 de Janeiro de 2011 as 16:44

*Lusa

O rendimento disponível real das famílias vai cair 2,4% em 2011, aumentando 1,4% no ano seguinte, estima o Banco de Portugal no Boletim de Inverno, hoje (Terça-feira) divulgado.

No documento, a instituição liderada por Carlos Costa considera que “as medidas de consolidação orçamental e o seu impacto imediato sobre o quadro macroeconómico devem afectar a evolução do rendimento disponível real das famílias, para o qual se projecta uma quebra de 2,4% em 2011, seguida de um aumento de 1,4% em 2012”, de acordo com o Boletim, que atribui esta queda a vários factores.

“A contracção do rendimento disponível real em 2011 está associada à redução da massa salarial, em particular no sector público, decorrente quer do ajustamento nominal dos salários quer da redução do emprego. Para o sector privado, espera-se igualmente uma contracção da massa salarial que é determinada pela evolução moderada dos salários, num contexto de queda de emprego”, afirma o Banco de Portugal, que espera que o emprego diminua em 1%, este ano, e mais 0,2% no ano seguinte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *