Destaque Distribuição

JM com vendas de 8,7 mil milhões

Por a 11 de Janeiro de 2011 as 17:29

O grupo Jerónimo Martins (JM) informou hoje (Terça-feira), em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que as vendas consolidadas, relativamente ao ano 2010, terão crescido 18,7% face ao ano anterior para 8,688 mil milhões de euros contra os 7,317 mil milhões de há um ano.

A divulgação das vendas preliminares do grupo liderado agora por Pedro Soares dos Santos mostram uma subida da principal operação do retalhista – Biedronka – em 29,1%, totalizando mais de metade da facturação, ou seja, 4,807 mil milhões de euros, contra os 3,725 mil milhões obtidos em 2009.

Já a operação nacional de retalho cresceu 9,9% face ao exercício passado, totalizando 2,749 mil milhões de euros (em 2009 facturou 2,501 mil milhões). A operação cash&carry do Recheio, por sua vez, aumentou a facturação em 4,6% para 720 milhões de euros, enquanto a operação na Madeira evoluiu 7,8% para 142 milhões de euros.

Finalmente, a indústria e serviços foram, na globalidade a operação que menor crescimento registou, tendo subido 0,4% para 326 milhões de euros.

No comunicado pode ler-se que desempenho de vendas no ano reflecte “o crescimento Like-For-Like (LFL) das insígnias Biedronka (+11,6%), Pingo Doce (+7,2%) e Recheio (+3,2%)”, bem como “a capacidade de execução da expansão da Biedronka que abriu, em 2010, 197 novas localizações, terminando o ano com um total de 1.649 lojas”, correspondendo a um crescimento de 15,2% da área de venda da companhia nacional.

No quarto e último trimestre de 2010, a JM obteve vendas de 2,355 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 17,8% em relação aos 1,999 mil milhões de euros obtidos em 2009.

Destaque, nestes três meses, para a operação nacional de retalho que registou uma evolução de 8,9% face aos últimos três meses de 2009, totalizando 800 milhões de euros, enquanto na Polónia a Biedronka cresceu 27,7% para 1,341 mil milhões de euros.

Quanto ao parque de lojas explorado pela JM, o território nacional era composto, no final de 2010, por 340 supermercados, 9 hipermercados, 38 cash&carry, e 15 lojas na Madeira. Já na Polónia, a JM terminou o ano com as já referidas 1.649 lojas.

Estes pontos de venda correspondem a uma área de venda nacional de 575.102 m2, divididos em 359.036 m2 de supermercados, 78.281 m2 de hipermercados, 123.532 m2 de cash&carry e 14.253 m2 na Madeira. Na Polónia, a operação da Biedronka é explorada em 938.218 m2.

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