Bebidas

Vendas de espirituosas em Espanha caem 10%

Por a 6 de Janeiro de 2011 as 11:12

A venda de bebidas espirituosas em Espanha registou, em 2010, uma quebra de 10% face ao ano anterior, totalizando 7 mil milhões de euros, à medida que o consumidor continuou a rejeitar as marcas Premium durante o período de recessão, admitiu o novo director da Federação Espanhola de Bebidas Espirituosas (FEBE), Bosque Torremocha.

O responsável pela entidade culpou, segundo avança o just-drinks.com, a alta nos impostos praticada pelo Governo a partir de Julho do ano passado. “Continuamos num cenário muito complicado e preocupante e não só para este sector [bebidas alcoólicas]”.

Torremocha adiantou ainda que a indústria fará lobby junto do governo para que este baixe as taxas sobre as espirituosas, criticando o facto de estas serem mais elevadas que as do vinho e cerveja. Segundo o presidente da FEBE, as vendas de bebidas espirituosas são responsáveis por 75% do encaixe fiscal do governo nas bebidas alcoólicas, comparando com os 23% da cerveja e 2% do vinho.

De referir que as bebidas espirituosas são taxadas a 40%, revelando Torremocha que o sector irá combater ainda a crescente importação fraudulenta de espirituosas.

Os números apresentados por Torremocha mostram, contudo, que o ano de 2010 (descida de 10%) foi ligeiramente melhor que 2009, ano em que o sector viu as vendas caírem 12%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *