Distribuição

Confiança do consumidor espanhol cai 7,6 pontos em Fevereiro

Por a 4 de Março de 2010 as 11:31

Segundo dados do Instituto de Crédito Oficial (ICO), a confiança do consumidor espanhol caiu 7,6 pontos, em Fevereiro, para os 71,7 pontos, colocando-a, assim, a níveis semelhantes ao verificado no início do quarto trimestre de 2009.

Esta descida mensal na confiança do consumidor deve-se, segundo o ICO, a um retrocesso de dois indicadores que compõem o índice: o das expectativas, que caiu 7,2 pontos, e o relativo à situação actual, que decresceu 7,9 pontos.

Em comparação com o exercício anterior, o indicador de confiança aumentou 22,5 pontos, devido, fundamentalmente, à recuperação do indicador de expectativas que registou uma evolução de 30,3 pontos face ao ano anterior, mas também graças à subida do índice relativo à situação actual que melhorou em 14,6 pontos.

Segundo o ICO, estes resultados respondem a “movimentos laterais do indicador, próprios de um momento de início da recuperação económica. O crescimento, em termos inter-anuais, tanto do indicador de confiança do consumidor como dos indicadores parciais, permitem antecipar uma melhoria moderada do consumo privado em 2010, dando, assim, continuidade à alteração da tendência que já se verificou no último período de 2009”, salienta o documento do ICO.

Em concreto, o indicador parcial da situação actual diminuiu 7,9 pontos, em Fevereiro, dada a evolução negativa da opinião dos consumidores respeitante à economia do país (-11,6 pontos), emprego (-7,2 pontos) e economia familiar (-4,8 pontos).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *