Consumidores mais racionais reavaliam prioridades na hora de ir às compras
Um total de 43% dos consumidores está “muito preocupado” com a conjuntura económica e sente-se “ansioso em relação ao futuro”, indica um estudo sobre a evolução das tendências do consumidor em contexto de crise, realizado pela PHD, agência de meios do Omnicom Media Group.
A principal consequência desta incerteza é o aumento da racionalidade na hora de ir às compras. Ou seja, a crise levou o consumidor a reavaliar os padrões de consumo e a reequacionar prioridades.
Segundo a PHD, a frequência e a quantidade de compra sofreram quebras, o consumidor está a adquirir marcas mais acessíveis e a reforçar o consumo em casa. 49% dos inquiridos assinala que continuará a comprar cosméticos e produtos de higiene mas com menor frequência.
Em 2009, o consumo de produtos de luxo caiu e o futuro não é risonho para o sector Premium. Neste cenário de crise económica, cerca de metade dos consumidores não vai continuar a comprar marcas de luxo: França (57%), Espanha (55%), Itália (54%), Alemanha (53%), Reino Unido (53%), República Checa (49%), Rússia (39%), Roménia (36%) e Polónia (30%).
74% dos inquiridos estudam o preço que melhor se adapta ao orçamento, mesmo nas compras de rotina e nos produtos de primeira necessidade, diz o documento. 60% dos italianos comparam preços em sites, assim como 50% franceses e 47% dos britânicos.
No que respeita à ecologia, o estudo registou uma diminuição da disposição para gastar dinheiro em produtos verdes.
O estudo foi realizado em Junho 2009, com 2.794 questionários online no Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha, Rússia, República Checa e Roménia.