Não Alimentar

Investe III atribui crédito às exportações e empresas

Por a 12 de Dezembro de 2008 as 2:00

empregos-2-210.jpg

O programa PME Investe III vai financiar em 500 milhões de euros as exportações da indústria e serviços, em 200 milhões de euros a exportação automóvel, e em 400 milhões de euros as micro e pequenas empresas, anunciou o Primeiro-Ministro, José Sócrates. Restam ainda os 500 milhões de euros direccionados para o sector do turismo.

Para a disponibilização destas linhas de crédito concorrem 17 instituições bancárias. O objectivo é ajudar a consolidar o capital permanente das empresas, contanto que “os bancos cumpram as suas obrigações”, avisa o Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho.

Estas medidas governamentais enquadram-se no objectivo mais vasto de “estabilizar o sistema financeiro” e de proteger “a economia portuguesa, as suas empresas, os seus empregos e as famílias”, explica José Sócrates. A prioridade do Executivo para 2009, revela o governante, será “salvar empregos e manter empregos”, para haver pessoas empregadas e empresas a funcionar quando a economia voltar a crescer. Daí a promessa de um “reforço do investimento público” para “ajudar as empresas e todos os sectores da economia nacional”.

No total, o PME Investe III pressupõe a libertação de 1600 milhões de euros.

O Investe I (já esgotado) compreendeu 750 milhões de euros, e o Investe II (gasto a 75%) ascendeu aos 1000 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *