FMCG Marcas

Pastel de Tentúgal quase certificado

Por a 7 de Outubro de 2008 as 2:00

O pastel de Tentúgal, doce conventual de Montemor-o-Velho, deverá obter o certificado de Indicação Geográfica Protegida nos próximos dezoito meses, anunciou Olga Cavaleiro, presidente da Associação dos Pasteleiros local.

A Associação já entregou o caderno de especificações junto do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura. Este caderno contém regras de confecção destinadas a evitar imitações e fraudes. Olga Cavaleiro denunciou ao Jornal de Notícias (JN) que “muita gente usa o nome de Tentúgal para vender” e receia que quem prove as imitações já não queira experimentar o original.

Contactada pela Associação, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) autorizou o recurso à pena de galinha para barrar o pastel com manteiga. Olga Cavaleiro explicou ao JN que a ASAE “deu-nos um parecer positivo, desde que asseguradas as condições de higiene”.

Uma vez obtido o reconhecimento oficial, a Associação confia que “poderemos garantir às pessoas que estão a consumir um doce genuíno”.

A candidatura do pastel de Tentúgal foi apresentada conjuntamente pela Associação dos Pasteleiros de Tentúgal, pela Câmara Municipal da cidade, pela Escola Superior Agrária e pelo Arquivo da Universidade de Coimbra.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *