Não Alimentar

Sonae Sierra quer abrir 53 novos shoppings até 2013

Por a 6 de Outubro de 2008 as 2:00

alvaro-portela1.jpgA Sonae Sierra tem projectos para abrir 53 novos centros comerciais em toda a Europa até 2013. Álvaro Portela, CEO da empresa, revelou que a Roménia receberá 45% dos 1.990 milhões de euros reservados para a operação. Brasil (14%), Itália (11%), Alemanha (10%), Espanha (8%) e Grécia (7%) são os outros alvos da subsidiária do grupo Sonae.

Portugal terá de contentar-se com 5% do investimento previsto. Álvaro Portela justificou que “o mercado nacional esgotou” e que “as situações que possam haver não são interessantes”. Denunciou ainda dificuldades na obtenção de financiamento junto da banca, a contas com o impacto da crise financeira internacional.

A Sonae Sierra vai por isso limitar-se a desenvolver os projectos em curso. Ou seja, a construção de retail parks em Alverca, Loures e Setúbal, entre o fim deste ano e o início do próximo, e a aquisição dos shoppings “Centro Bordalo” (Caldas da Rainha), “LeiriaShopping” (Leiria) e “Maia Jardim” (Maia), cujas inaugurações devem acontecer na Primavera de 2010. O gestor explicou que, actualmente, só 40% dos activos da empresa estão em Portugal, e que essa percentagem irá decrescer para 26% nos próximos cinco anos.

Álvaro Portela garantiu que a Sonae Capital continua a apostar na parceria com a Soares da Costa para a exploração das galerias comerciais do Aeroporto Sá Carneiro. No entanto, tudo dependerá de uma decisão favorável do Governo quanto à privatização da Aeroportos e Navegação de Portugal (ANA) e à gestão única de todos os aeroportos nacionais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *