CEATEC mostra últimas tendências da “high tec” japonesa
As maiores empresas do sector tecnológico no Japão (Toshiba, Sony, Panasonic, Sharp, Hitachi, DoCoMo) divulgaram esta semana as novidades que prevêem lançar no mercado a curto e a médio prazos.
Na “Combined Exhibition of Advanced Tecnologies”, realizada em Tóquio, a Toshiba mostrou o “NB100”, um portátil de 1,05 quilos, equipado com processador Atom de 1,6 GHZ e disco rígido de 120 GB, e preparado para correr Windows XP. O preço de 399 euros compensa a falta de uma drive óptica para leitura de CD e DVD.
Outra proposta inovadora da marca são as baterias de telemóvel alimentadas a metanol. No que respeita à tecnologia HD-DVD, o presidente da divisão de computadores, Hidejiro Shimomitsu, continua a acreditar nos downloads e recusa para já render-se à tecnologia Bluray explorada pela rival Sony.
A competição entre os dois gigantes parece deslocar-se para os LCD. A Toshiba apresentou o “Regza”, um televisor emoldurado que se pode pendurar em metade de uma parede e mudar facilmente de sítio. Já a Sony aposta no “ZX1”, com 9,9 milímetros de espessura e 12,2 quilos, capaz de funcionar em wireless.
No entanto, o “Separate Keitai”, um telemóvel desmontável da operadora DoCoMo, cujos ecrã e teclado estão unidos por ímans, e que se activa através da tecnologia “Bluetooth”, foi a grande revelação da feira. A Panasonic distinguiu-se no certame com a “Total Living Space Solution”, uma casa com todos os electrodomésticos e aparelhos tecnológicos interligados. Já a “Murata Maufactoring” levou à capital japonesa um robô para demonstrar o funcionamento dos novos giroscópios a sensores ultra-sónicos aplicado às bicicletas.