Tec & Log

CEATEC mostra últimas tendências da “high tec” japonesa

Por a 6 de Outubro de 2008 as 2:00

Mercado das tecnologias de informação vale milhõesAs maiores empresas do sector tecnológico no Japão (Toshiba, Sony, Panasonic, Sharp, Hitachi, DoCoMo) divulgaram esta semana as novidades que prevêem lançar no mercado a curto e a médio prazos.

Na “Combined Exhibition of Advanced Tecnologies”, realizada em Tóquio, a Toshiba mostrou o “NB100”, um portátil de 1,05 quilos, equipado com processador Atom de 1,6 GHZ e disco rígido de 120 GB, e preparado para correr Windows XP. O preço de 399 euros compensa a falta de uma drive óptica para leitura de CD e DVD.

Outra proposta inovadora da marca são as baterias de telemóvel alimentadas a metanol. No que respeita à tecnologia HD-DVD, o presidente da divisão de computadores, Hidejiro Shimomitsu, continua a acreditar nos downloads e recusa para já render-se à tecnologia Bluray explorada pela rival Sony.

A competição entre os dois gigantes parece deslocar-se para os LCD. A Toshiba apresentou o “Regza”, um televisor emoldurado que se pode pendurar em metade de uma parede e mudar facilmente de sítio. Já a Sony aposta no “ZX1”, com 9,9 milímetros de espessura e 12,2 quilos, capaz de funcionar em wireless.

No entanto, o “Separate Keitai”, um telemóvel desmontável da operadora DoCoMo, cujos ecrã e teclado estão unidos por ímans, e que se activa através da tecnologia “Bluetooth”, foi a grande revelação da feira. A Panasonic distinguiu-se no certame com a “Total Living Space Solution”, uma casa com todos os electrodomésticos e aparelhos tecnológicos interligados. Já a “Murata Maufactoring” levou à capital japonesa um robô para demonstrar o funcionamento dos novos giroscópios a sensores ultra-sónicos aplicado às bicicletas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *