A Satisfação no Trabalho
Devido às transformações das últimas décadas, geradas pela globalização dos mercados e pela alta taxa de inovação tecnológica, as empresas, actualmente, investem na competitividade e flexibilidade dos seus próprios recursos, de forma a poderem garantir a sua sobrevivência. A mudança impõe novos desafios, e torna-se necessário investir na criação de novos valores, novas expectativas, e novos laços entre o colaborador e a empresa. Por vezes, é esta necessidade de adaptação à mudança que pode gerar sentimentos negativos face à mesma, influenciando, desta forma, a satisfação do colaborador.
Há uns anos atrás, a satisfação era fruto da estabilidade e especialização na carreira. Este sentimento é hoje traduzido muitas vezes, no crescimento profissional, no bom ambiente de trabalho e no desenvolvimento de competências sociais e profissionais, através de uma contínua formação e investimento da parte da empresa. Porém, é precisamente a satisfação que se torna num sentimento cada vez mais difícil de alcançar, diante das adversidades com que nos deparamos no dia-a-dia.
O sucesso das empresas é resultado da satisfação e motivação que os colaboradores sentem face ao trabalho que desenvolvem e este sentimento resume-se a uma simples atitude. A satisfação tem um significado diferente para cada pessoa e por ser subjectivo, é necessário haver uma pré-disposição individual para o alcançar. A empresa deverá procurar proporcionar condições saudáveis de trabalho, como, por exemplo, investir na solidariedade, na ética profissional, e no reconhecimento e valorização das pessoas que fazem a empresa crescer. Nem sempre a promoção ou o salário são os aspectos mais importantes que levam à satisfação, mas sim a possibilidade de aprender e evoluir dentro da empresa.
Ao investir no desenvolvimento de equipas que proporcionam uma atitude coesa e focalizada, permite igualmente articular uma estratégia organizacional que agiliza o processo de mudança com maior rapidez e beneficia não só a empresa, mas também o colaborador na sua busca de satisfação dentro da organização.
Afinal de contas o sucesso de uma empresa é a soma do sucesso dos seus resursos. A satisfação na empresa funciona então como uma alavanca – quanto maior for, maior o todo superará a soma das partes.
Vanessa Gaboleiro, Allbecon