Veículos

Circular sem comprar viatura

Por a 30 de Maio de 2008 as 10:30

f2004f4796_17a.jpg

A abertura do mercado e as pressões sobre os custos forçaram as empresas e outras entidades a pensar em competitividade. Foi quando os olhares dos gestores se voltaram para as despesas em áreas que não eram a especialidade da empresa. Pensando em redução de custos, os gestores chegaram à conclusão de que teriam mais tempo para se dedicar às actividades centrais e terceirizar as actividades secundárias, como a frota de veículos, a segurança, as tecnologias de informação e alguns sectores administrativos e de aconselhamento.

O crescimento do outsourcing (terceirização) no mundo é uma realidade à qual não podemos ficar alheios e vários estudos mostram-nos que a terceirização é responsável por várias mudanças que conduziram ao aumento de facturação e lucro das empresas.

De acordo com um estudo recentemente efectuado é demonstrado que 50% das empresas já terceirizam vários serviços, o que permite às empresas concentrarem-se cada uma no seu core business e terceirizar aquilo que não é a sua actividade principal, chegando mesmo alguns gestores a defender em terceirizar tudo aquilo que for possível. No entanto, ainda existe alguma resistência a esta maneira de pensar e de agir, pois ainda existem aquelas empresas e entidades que insistem em executar com recursos próprios (materiais e humanos) tarefas que acabam por prejudicar o core business da empresa ou outras entidades.

Porque deve privilegiar o AOV face à compra de uma viatura?
Actualmente, comprar uma viatura nova constitui somente uma parte da despesa, a compra e as despesas de circulação são cada vez mais uma despesa importante a suportar pelos particulares e empresas. A compra não é sempre a melhor solução e a locação operacional pode responder às suas aspirações e preocupações
 
O automóvel – um bem em constante depreciação
Comprar uma viatura não é um investimento mas sim um gasto de dinheiro. Efectivamente, os veículos novos perdem em média 25% do seu valor nos primeiros quilómetros, sendo que o capital investido pode depreciar-se até 60% em média nos 3 primeiros anos. Sem esquecer as despesas de uso e de manutenção que têm igualmente custos consideráveis (aumentando cada vez mais devido especialmente à electrónica dos veículos) que vêm somar-se à conta final…que cada vez é maior.

Então o que fazer para circular com uma viatura nova sem fazer perigar a sua situação financeira?

Uma fórmula de tudo incluído
Uma solução: O AOV – Aluguer Operacional de Viaturas, pois esta fórmula oferece-lhe a possibilidade de conduzir com toda a tranquilidade, com um máximo de liberdade, libertando-o da gestão administrativa e técnica da sua viatura, responsabilidade ligada ao estatuto de propriedade.

Com efeito, as rendas mensais de AOV compreendem o aluguer do veículo, a manutenção, as reparações e a assistência. E, no final, a venda da viatura é também da responsabilidade da empresa de aluguer. Este produto permite de uma forma simples para o cliente/locatário ter somente um único interlocutor para todas as questões relativas à viatura.

Uma escolha que reflecte a diversidade do mercado automóvel
A escolha das viaturas é muito importante para as empresas de Aluguer Operacional, pois estas empresas são na sua maioria multi-marcas. Devido ao sucesso deste tipo de aluguer de viaturas a quantidade e variedade de marcas e modelos disponíveis nas empresas alugadoras é cada vez maior de modo a responder às cada vez maiores exigências de uma clientela crescente e bem informada.

A vantagem de oferecer uma panóplia de marcas e modelos é muito importante sobretudo aquando da troca de viatura.

Possibilidade de escolher um veículo personalizado
A maioria das empresas de Aluguer Operacional possibilitam ao cliente/locatário a escolha da viatura em regime de aluguer, da mesma forma que o faria se fosse comprá-la. O cliente é assim livre de escolher a marca, modelo, as opções, a cor, etc.

Flexibilidade Contratual
Todas as viaturas de Aluguer Operacional devem fazer-se acompanhar de um contrato de aluguer de veículo sem condutor em duas cópias, no qual estão fixadas as condições gerais e particulares do aluguer em causa, como por exemplo: o número de quilómetros incluídos, duração do contrato, serviços, seguros, combustíveis, etc. De qualquer modo e devido à flexibilidade deste produto, é possível fazer-se alterações ao contrato durante a sua vigência.

No final do contrato o cliente/locatário tem a possibilidade de renovar o contrato com um veículo da mesma categoria ou de categoria superior, com os mesmos ou outros serviços, ou caso assim o entenda pôr simplesmente termo ao contrato.

E económico
O mercado de AOV – Aluguer Operacional de Viaturas está em pleno desenvolvimento no nosso país, devido a esta fórmula de sucesso importada da América do Norte que se tem desenvolvido em toda a Europa.

Os custos do Aluguer Operacional são geralmente considerados cerca de 15% mais económicos que a opção pela compra do veículo, custos de utilização, valor de revenda e despesas de manutenção incluídas (de acordo com estudo efectuado a nível europeu).

Joaquim Robalo de Almeida, Secretário-Geral da Associação dos Industrias de Aluguer de Automóveis Sem Condutor (ARAC)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *