Outras Opiniões

Marketing Pessoal e Carreira

Por a 22 de Fevereiro de 2008 as 15:00

Qual o seu posicionamento?Os conceitos de marketing têm vindo a ser aplicados na gestão de imagem e de carreira das pessoas, sendo uma das tendências irreversíveis dentro da dinâmica actual da sociedade moderna. Uma marca não nasce, é construída. Assim, a sua marca pessoal será a consequência do seu processo de diferenciação.

O que é o Marketing Pessoal?

Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e acções que visam promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Fazendo a transição deste conceito para o Marketing Pessoal, podemos realçar que o seu objectivo será aumentar a aceitação e o fortalecimento da imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento deste público. O Marketing Pessoal significa projectar uma imagem de marca em relação a você mesmo, tomando-se a si próprio como se fora um produto ou serviço.

Os especialistas em marcas dirão que uma marca é a criação de um conjunto organizado de percepções (plano cognitivo) e sentimentos (plano emocional) que faz com que um determinado produto ou serviço seja mais do que apenas diferente dos seus concorrentes – único e indispensável.

Já pensou qual é o seu posicionamento? Como quer que os outros o vejam? Já analisou a sua rede de networking?

• Um Plano de Marketing Pessoal deve ser estrategicamente elaborado e o seu conteúdo, ser composto por ideias práticas e de fácil aplicação.

• O Marketing Pessoal é um hábito, e você precisará de tempo para se habituar a esta nova atitude na sua vida: novas oportunidades de negócios, novos ciclos de amizade, reconhecimento social e maior realização profissional.

• Um Plano de Marketing Pessoal é um conjunto de acções e ferramentas que, se utilizados em uníssono, ajudarão a promover a sua carreira profissional.

A Embalagem

• De facto, o aspecto externo é o primeiro que observamos. Seleccionamos o que nos parece mais interessante e apelativo. A embalagem é o princípio de tudo e, na verdade, nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão.

O Conteúdo

• Autenticidade e transparência: a melhor maneira de você conquistar a simpatia, confiança e admiração das pessoas é sendo exactamente quem você é. Pratique a naturalidade e abuse da transparência, mantendo-se sempre atento aos bastidores complexos das organizações.

• Atitude: Competências como iniciativa, comprometimento, persistência, criatividade, persuasão, liderança, autoconfiança, devem ser desenvolvidas e o segredo está na sua capacidade de auto-reflexão para reforçar as atitudes que já assume e identificar aquelas que precisam de um upgrade.

• Resiliência: uma postura resiliente deve ser incorporada no seu estilo de vida. Atribuir aos problemas a dimensão que efectivamente devem ter, ser flexível nos acordos, tolerante nas decisões e paciente com as respostas.

• Ética: mais do que fazer a coisa certa, significa agir com congruência. Praticar o que se fala e dizer aquilo em que se acredita.

• Positivismo: cultivar um pensamento positivo é uma prática que deve fazer reflectir no seu quotidiano, promovendo uma energia sem precedentes com a qual vai querer rodear-se.

• Formação: enriqueça o seu nível de conhecimento.

• Currículo: Aprenda a redigir um currículo personalizado.

É fundamental desenvolver as suas competências sociais, realçar os atributos que fazem parte do seu comportamento e que podem ter um impacto positivo na sua actuação profissional. A construção de uma rede de networking bem fundamentada, criação de um site pessoal (Ex: LinkedIn), utilização de cartões de visita, ter um sistema de relações públicas pessoal, entre outras ferramentas, certamente ajudarão a promover a sua carreira e a sua imagem no mercado, posicionando-o exactamente onde quer.

A necessidade da gestão de carreira e da implementação de um Plano de Marketing Pessoal é um tema actual e cada vez mais premente. A maioria dos profissionais, executivos, empresários ou académicos, concorda com a relevância deste tipo de acção assumindo-a como uma forma eficaz para a promoção da boa gestão da sua carreira.

Como desenvolver relacionamentos mais fortes com clientes, chefias, colegas, amigos e familiares. Como maximizar seus contactos, para que eles tenham a ganhar consigo e, mais importante, como ter a ganhar com eles, mas o segredo é fazer com que eles tenham a ganhar primeiro. No entanto, apesar disto, poucos serão aqueles que realmente conseguem transformar esta convicção numa atitude prática – implementar um Plano de Marketing Pessoal e Profissional é um desafio que se justificará pela sensação de vitória e de sucesso que conseguirá alcançar!

Boa sorte.
Isabel Oliveira, Senior Consultant & Team Leader – Porto, Hays Sales & Marketing,

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