Distribuição

Carrefour pondera abandonar insígnia Champion em França

Por a 27 de Novembro de 2007 as 2:00

champion.jpgNo final da semana passada, o grupo Carrefour anunciou planos para o mercado doméstico que poderão levar à extinção da insígnia Champion no final desta década. José Luis Duran, CEO do Carrefour, avançou estar confiante na nova marca Carrefour irá funcionar melhor junto dos consumidores. Esta mudança significaria a conversão de 1.000 lojas Champion nos próximos anos.

«Não conheço muitas alternativas para assegurar um crescimento like-for-like das vendas tão elevado em França. Actualmente, o único player que não possui uma estratégia focada numa só insígnia em França é o Carrefour», admitiu Duran. Não avançando com quaisquer valores de investimento para esta reconversão, os custos desta operação iriam permitir, contudo, uma poupança no que diz respeito à cadeia de abastecimento e marketing.

De acordo com as contas do Planet Retail, os custos desta mudança poderão situar-se entre 200.000 e 400.000 euros por loja, mas o Carrefour espera reforçar assim a insígnia, ganhar escala e lucros ao mesmo tempo que cria uma base de dados mais alargada para customer research.

Na calha parece estar, também, operação semelhante em Itália, encontrando-se o grupo francês a registar performances muito abaixo do esperado no Sul do país. O Carrefour, ao que tudo indica, irá proceder à remodelação de 1.000 lojas de conveniência GS Express para os supermercados mais populares GS, estudando também a possibilidade de vender alguns hipermercados. Das 60 lojas, existem 10 a 15 que «destroem valor diariamente», adiantando Duran que, em relação aos supermercados Esselunga, e apesar de gostar muito da insígnia «nunca iremos pagar o preço que a Caprotti quer».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *