Distribuição

Receio nos pagamentos online

Por a 7 de Setembro de 2007 as 12:30

online

Os utilizadores portugueses da Internet aderiram em grande número às compras online. De acordo com um estudo levado a cabo pela ACEP e NetSonda, existem ainda alguns receios por vencer.

Entre os utilizadores da Internet em Portugal, 78,7% já realizaram compras online. Ao comprar em sites internacionais, a língua é um factor determinante estando os sites em língua inglesa acessíveis quase à maioria dos utilizadores, verificando o estudo efectuado pela ACEP e NetSonda que cerca de 24% dos utilizadores também fazem compras em sites em espanhol.

Os sites nacionais mais referidos como tendo sido utilizados para efectuar compras foram: www.fnac.pt, www.pixmania.pt, www.miau.pt, www.continente.pt e www.laredoute.pt. Os sites internacionais mais utilizados são o www.amazon.com, www.ebay.com, www.ryanair.com e www.easyjet.com.

As compras recaem em 39,6% para produtos informáticos e 36,5% para produtos de electrónica e telemóveis. Também os livros e as revistas atingem um resultado semelhante, com 36,3%, e os bilhetes para espectáculos, desporto e outros 36,1%. As viagens e turismo representam 29,1% das compras on-line, os CD's de música 24,9%, os DVD´s 23%.

Em relação à forma de pagamento, existem várias opções, sendo a mais utilizada o cartão de crédito com 43,9%, seguida pelo envio à cobrança que reúne 36,4% das opções. O recurso ao pagamento de serviços e MBNet atinge os 34,6% e as transferências bancárias atingem os 29,5%.

Ainda assim, só 29% dos utilizadores sente confiança nos pagamentos com cartão de crédito, número inferior ao dos que realizam esses pagamentos, ou seja, ainda que o façam, não estão totalmente descontraídos. O receio em pagar com cartão de crédito é sentido por 37%.

Os montantes das compras na Internet situam-se entre os 25 e os 50 euros mensais para um quarto dos inquiridos, 13,7% gasta entre 50 a 100 euros por mês. Futuramente 31% prevê passar a gastar mais dinheiro em compras na Internet. Para os internautas as compras online apresentam vantagens bastante consensuais, a maior é não ter de ir a lojas nem de sair de casa. Consideram que se conseguem preços mais baixos e que também se torna mais fácil comparar esses preços. Não depender de horários de funcionamento comercial e a possibilidade de receber as compras em casa são outras das vantagens apontadas. As desvantagens são a impossibilidade de ver o produto antes da compra, a falta de confiança nos sistemas de pagamento e para alguns o facto de não possuir cartão de crédito é determinante.

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