Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Não Alimentar Newsletter

Sonae, Carrefour e Lidl poderão estar interessados no grupo DIA (atualizada)

Por a 14 de Fevereiro de 2019 as 12:57

Minipreço ExpressDepois da OPA lançada pelo fundo detido pelo magnata russo Mikhail Fridman, o jornal espanhol Expansion avança que há três possíveis candidatos a lançar uma contraproposta pela cadeia retalhista espanhola. Trata-se da Sonae, do Carrefour e do Lidl.

Contatada, fonte da Sonae afirma que o grupo “tem por política não comentar rumores e especulações, sendo que este princípio se mantém”

As ações do grupo DIA abriram o mercado com uma valorização de 5% até aos 0,67 euros, um preço que está em linha com a oferta da OPA lançada por Mikhail Fridman.

As três companhias de retalho estão a analisar uma oferta sobre parte ou a totalidade do negócio do grupo DIA. O periódico espanhol avança que alguns fundos também poderão estar interessados em entrar na corrida pelo capital da companhia de retalho espanhola.

A LetterOne Retail, proprietária do de 29% do grupo DIA, lançou uma OPA sobre a totalidade das ações do grupo de distribuição espanhol a um preço de 0,67 euros por ação, o que representou um prémio de 56,1% no dia do lançamento do DIA.

O grupo DIA está em fase de reestruturação, tendo já anunciado a venda da Clarel e da Max Descuento. Além do mais, no dia do anúncio das contas da companhia espanhola, o grupo comunicou a intenção de despedir 2.100 funcionários em Espanha.

O dono do Minipreço fechou o ano com prejuízos de 352,6 milhões de euros, tendo as vendas líquidas descido 11,3% para os 7.288,7 milhões de euros. Em Portugal, as vendas brutas atingiram 808 milhões de euros, menos 3,1% em relação ao ano transato. As vendas brutas em Espanha desceram 2,4%, situando-se nos 5.149 milhões de euros.

Já o EBITDA ajustado diminuiu 34,8%, situando-se nos 338 milhões de euros. A dívida do grupo é de 1.452 milhões de euros, aumentando 500 milhões de euros em relação ao ano anterior.

Atualização às 14h49 com declaração de fonte da Sonae

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *