Três perguntas a…Mónica Serrano, Chief Marketing Officer da L’Oréal Portugal
Três perguntas a…
Mónica Serrano, Chief Marketing Officer da L’Oréal Portugal
“Nunca as portuguesas utilizaram tanto make up”
Como evoluiu em 2017 a macro categoria de higiene pessoal?
A categoria está a crescer cerca de 3%, o maior crescimento dos últimos sete anos, em todos os circuitos de distribuição: mass market, farmácias e parafarmácias, monobrands, direct sales, profissional, perfumarias e ecommerce. O que espelha um interesse cada vez maior dos portugueses e portuguesas pela sua aparência e pelos cuidados de beleza.
Quais os segmentos mais dinâmicos?
Transversalmente há uma evolução muito positiva da maior parte das categorias de higiene e beleza. Num passado recente, eramos um País onde as categorias de higiene (hair care, shower gel, deos) destacavam-se sobre as áreas de cosmética (make-up, tratamento cabelo, face care). Nos últimos anos, no entanto, a evolução e a tendência têm sido um ganhar de novos consumidores para a área da cosmética.
Categorias como make-up e skin care tinham um espaço pequeno na rotina dos portugueses quando comparávamos com os restantes países europeus. Nos últimos dois a três anos houve uma enorme mudança de paradigma, nunca as portuguesas utilizaram tanto make up. O papel ativo da mulher na sociedade, o crescimento da importância de social media (selfies, presença constante online) o aumento do turismo no nosso País e o aumento das viagens para fora do País permitiu ter contacto profundo com outras culturas onde a maquilhagem faz parte da rotina da mulher (e muitas vezes do homem).
Qual a evolução esperada para a categoria?
O mercado vai continuar a desenvolver-se de forma positiva no próximo ano. Será um ano, com certeza, mais desafiante com a maturidade das categorias que motivaram o crescimento do mercado nos últimos anos. No entanto, a oportunidade continua a existir, especialmente no recrutamento de novos consumidores para as várias categorias. Estima-se que os níveis de penetração das categorias continuem a aumentar, sobretudo através do target millennial.
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