Distribuição Homepage Newsletter

Multimilionário russo passa a acionista maioritário do Grupo DIA

Por a 22 de Janeiro de 2018 as 14:55
Ricardo Currás

O fundo de investimento Letterone Investments, detido pelo multimilionário russo Mikhail Fridman, aumentou a sua participação no grupo DIA, que em Portugal opera as cadeias de supermercado Minipreço e Clarel, para um total de 15% do capital social. É agora o acionista maioritário da empresa de distribuição de origem espanhola.

A Letterone Investments, através da participada LTS Investment, detém 94,4 milhões de ações, valorizadas em 411 milhões de euros, revela a imprensa espanhola. O fundo de investimento e o Grupo Dia acordaram a aquisição adicional de 62,2 milhões de ações, a prazo, transação avaliada em 275 milhões de euros,  por parte da Letterone Investments.

Com sede no Luxemburgo, a Letterone ultrapassa, com esta aquisição, a Goldman Sachs como acionista número um da dona do Minipreço. O banco de investimento norte-americano detém 11,72% da participação, seguido do fundo de investimento escocês Baillie Gifford (10,02%), do Black Creek Investment Management (5%), da Morgan Stanley (4,4%), da LSV Asset Management (3%) e do fundo noruguês Norges Bank (3%).

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *