Quem consome produtos biológicos em Portugal?
A Marktest levou a cabo um estudo para traçar o perfil do consumidor Bio em Portugal. De acordo as conclusões desta pesquisa, são indivíduos que procuram comprar carne orgânica, frutos e vegetais orgânicos ou animais criados ao ar livre ou produtos de pequenos produtores e agricultores. Quando compram produtos de alimentação, estes consumidores têm em conta as preocupações com a sua nutrição e dieta.
São mais de quatro milhões os consumidores de produtos biológicos no nosso País, cifra que representa 47.7% do total do universo em estudo.
“Este tipo de consumidor é preponderante junto das mulheres, nos indivíduos com mais de 45 anos, nos residentes na região sul e nas classes sociais alta e média alta”, sublinha o estudo.
No que diz respeito ao estilo de vida, o consumidor Bio enquadra-se no segmento “Family First”, ou seja, são indivíduos para quem a família é a prioridade máxima, estando acima da vida social e profissional. “A família é o centro das suas preocupações e é a ela que dedicam mais tempo”.
Além disso, é “Quality Orientated”, isto é, dá dar valor à qualidade, sendo este o fator mais determinante nos comportamentos de compra.
Os comportamentos de compra privilegiam produtos provenientes de mercados, frutos e vegetais orgânicos, alimentos produzidos por pequenos produtores/agricultores e animais criados ao ar livre. Metade destes consumidores revela comprar a carne para a sua alimentação com base nesta característica.
Um total de seis em cada dez consumidores bio revela evita alimentos com elevado teor de gordura, conservantes artificiais, elevado teor de colesterol e elevado teor de açúcar e/ou sal e cinco em cada dez limitam o consumo de carne vermelha, hidratos de carbono e laticínios.
São também consumidores com “elevada sensibilidade” para a prática da reciclagem. Nove em cada dez pratica reciclagem, nomeadamente os materiais: papel/cartão, plástico e vidro.
O cuidado com a saúde é também um aspeto importante para estes consumidores: oito em cada dez indivíduos deste target não fumaram nos últimos 12 meses.
O estudo revela ainda que a utilização da Internet, de telemóvel e as compras online são de grande importância neste tipo de consumidor. Facebook, Google+ e Instagram são as principais redes sociais que visitam.