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Propensão para a compra alcança máximos de 20 anos em Portugal

Por a 21 de Julho de 2017 as 11:53

O indicador da propensão para a compra em Portugal alcançou um valor positivo de 4,1 pontos no segundo trimestre de 2017, cifra que não se registava há mais de 20 anos, revela o estudo “Consumer Climate”, da consultora GfK. Este indicador alcançou uma subida homóloga de 25,6 pontos e 13,9 pontos em comparação com o último trimestre.

O estudo confirma que o ambiente positivo continua a subir em Portugal entre os consumidores e em todos os indicadores de confiança e de expectativa. Entre abril e junho, os indicadores de expectativa económica alcançaram máximos de janeiro de 1992. Atingiram o valor de 39,4 pontos em junho 2017.

GfK

“As expectativas de rendimento aumentam igualmente, atingindo o valor de 29,5 pontos, outro recorde. Comparando com o ano anterior, subiu doze pontos e face ao último trimestre sobe quatro pontos”, ressalva o estudo.

Na Europa

O ambiente positivo estende-se a todos os consumidores europeus no segundo trimestre deste ano. Depois do pico de nove anos, registado no início do ano, o clima de confiança continua em níveis elevados nos 28 países da União Europeia, fechando com 19,1 pontos no final de junho.

“No entanto, os resultados do estudo da GfK apresentam resultados mistos neste último trimestre. Na realidade há grandes diferenças nos três indicadores principais monitorizados. Enquanto na Alemanha e França se verificam novos máximos, o ambiente sentido pelos consumidores está mais frio na Polonia e na Republica Checa”.

Em Portugal e Espanha os consumidores continuam a melhorar a confiança no futuro e na melhoria do desempenho da economia.

 

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