Portugueses revelam desconhecimento sobre direitos e deveres no consumo
Os portugueses revelam desconhecimento sobre os seus direitos e deveres no campo do consumo, segundo o mais recente estudo sobre Literacia Financeira, do Observador Cetelem, lançado por ocasião do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
O direito a reclamar é o único reconhecido por mais de metade (57%) dos consumidores, ainda que 8% afirme que não tem direito a reclamar e 35% diz não saber ou opte por não responder à pergunta.
Questionados sobre outros aspetos dos direitos e deveres dos consumidores, menos de um décimo dos portugueses respondeu corretamente a questões relacionadas com recusa de crédito (8%), cancelamento de contrato de crédito (8%) e tópicos que devem constar na informação disponibilizada pelos bancos e entidades financeiras (7%).
Entre as questões apresentadas, a segunda na qual os consumidores revelaram maior conhecimento, após o direito a reclamar, relaciona-se com o reembolso de depósitos até 100 mil euros.
O grupo etário dos 35-44 anos revela ser dos mais informados na generalidade das perguntas, assim como a classe alta, conclui a pesquisa.