Data Center Homepage Newsletter

Portugueses revelam desconhecimento sobre direitos e deveres no consumo

Por a 15 de Março de 2017 as 16:48

Os portugueses revelam desconhecimento sobre os seus direitos e deveres no campo do consumo, segundo o mais recente estudo sobre Literacia Financeira, do Observador Cetelem, lançado por ocasião do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

O direito a reclamar é o único reconhecido por mais de metade (57%) dos consumidores, ainda que 8% afirme que não tem direito a reclamar e 35% diz não saber ou opte por não responder à pergunta.

Questionados sobre outros aspetos dos direitos e deveres dos consumidores, menos de um décimo dos portugueses respondeu corretamente a questões relacionadas com recusa de crédito (8%), cancelamento de contrato de crédito (8%) e tópicos que devem constar na informação disponibilizada pelos bancos e entidades financeiras (7%).

Entre as questões apresentadas, a segunda na qual os consumidores revelaram maior conhecimento, após o direito a reclamar, relaciona-se com o reembolso de depósitos até 100 mil euros.

O grupo etário dos 35-44 anos revela ser dos mais informados na generalidade das perguntas, assim como a classe alta, conclui a pesquisa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *