Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Não há férias para o retalho na internet, por Camilla Fonseca (comScore Portugal)

Por a 25 de Novembro de 2016 as 12:49

Por Camilla Fonseca, Sales Director da comScore Portugal

Agosto é um mês que regista um esperado decréscimo em audiência para diversas categorias de conteúdos nos dispositivos desktops em virtude das férias. No entanto, a categoria de retalho na internet é uma das poucas que não é prejudicada com o período do verão. Além disto, ainda apresenta neste ano maior crescimento frente ao ano passado. De julho para agosto de 2015, a categoria cresceu 1,77% e neste ano a categoria cresceu 2,43%. Já é um bom começo.

De forma geral, neste mês derradeiro das férias, a audiência no retalho português constituiu-se maioritariamente pela faixa etária de 35 a 44 anos, em sua maioria do sexo masculino. Enquanto eles são a maioria, as mulheres mostraram-se mais dispostas a navegar mais. Na mesma faixa etária, elas ultrapassam a audiência masculina com 18 milhões de minutos totais e em média gastaram 9,3 minutos por visita, ao passo que os homens gastaram em média 7,4 minutos por visita.

Nos últimos 3 anos, a categoria do retalho se manteve entre os 3 a 4 milhões de páginas vistas e este número permanece. Segundo a comScore, o último mês de agosto reuniu um total de 3.321.877 visitantes únicos, o que representa 60,8% do total da população (MMX Portugal, agosto 2016, 15+, desktops). É importante ressalvar que o estudo contempla o acesso a desktops e laptops de pessoas em lares ou trabalho, a excluir aqui os visitantes de dispositivos móveis.

Em relação ao total de minutos, o ano de 2016 apresenta-se bastante positivo, já que em nenhum momento a categoria esteve abaixo dos 100 milhões de minutos navegados, inclusivamente neste último mês de agosto, período no qual chegou a atingir a marca de 116 milhões de minutos. Para se ter uma ideia, o último mês de dezembro chegou a 126 milhões de minutos. Poderíamos então esperar um Natal movimentado no comércio digital?

Um dos grandes destaques deste mês vai para o LIGHTINTHEBOX.COM, que obteve 31% de crescimento em visitantes únicos entre julho e agosto de 2016. Logo a seguir está o IKEA.COM, que obteve 20% de crescimento na mesma métrica e lidera a categoria Home Furnishings. Já em páginas vistas, o líder deste mês é o comparador de preços KUANTOKUSTA.PT, que cresceu 267% no mesmo período e atingiu a marca de 6.958.000 milhões de páginas vistas.

Já que a estação era propícia para as atividades ao ar livre, vale a pena destacar a categoria Sports/Outdoor, que é formada pelas lojas de comércio de artigos para desporto. O líder do segmento foi a empresa Decathlon, que reúne em agosto de 2016 o total de 209.431 visitantes únicos, se somados todos os domínios da marca. Em julho, o retalhista atingiu um recorde de visitantes únicos dentro dos últimos 3 anos. Está logo a seguir a SPORTZONE.PT, com 129.924 visitantes únicos.

No último mês do verão os portugueses também já estavam à procura de outros artigos. A WORTEN.PT, líder da categoria Consumer Eletronics, cresceu 2% em visitantes únicos, 389.389 no seu total. Cresceu também em todas as principais métricas: média diária de visitantes (3%), total de minutos navegados (21%), total de páginas vistas (16%), total de visitas (8%), média de minutos por visita (11,7%) e média de visitas por visitante (5,7%).

Quanto aos supermercados em Portugal, no que se refere à média de visitas por visitante, a propriedade em destaque foi o INTERMARCHE.PT, que foi o que obteve maior crescimento, com 37,6% de variação. Porém, em volume de audiência, o CONTINENTE.PT permaneceu na liderança do segmento, seguido pelo PINGODOCE.PT. O supermercado que obteve a mais alta taxa de variação no último mês foi MINIPRECO.PT, com 65% de crescimento em visitantes únicos.

O ELCORTEINGLES.PT pode ser considerado no grupo de supermercados, porém com bastante cautela, já que o site não se dedica exclusivamente ao supermercado. Portanto, a propriedade como um todo teve variação positiva no período homônimo, com 68% de crescimento em visitantes únicos. Em páginas vistas cresceu 137% e 102,5% em média de minutos por visita. Para esta empresa especificamente, a comScore já apresenta audiências vindas de dispositivos móveis (MoMX, Portugal, agosto 2016, 18+, Mobile Web Only). No total de acessos vindos de smartphones, o crescimento foi de 0,32%, principalmente levado pelos dispositivos iPhone. É importante ressalvar que a audiência do site em dispositivos móveis (smartphones e tablets) já ultrapassa dos 50% do total.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *