Distribuição Homepage Newsletter

Há uma nova tendência de espaços de trabalho: “Activity Based Working”

Por a 26 de Setembro de 2016 as 15:18
O parque empresarial de Oeiras, o Lagoas Park, prececionou uma nova tendência que está a mudar os espaços de trabalho das empresas.

Se em pouco mais de uma década os espaços de trabalho passaram de escritórios fechados para os modelos de “open space”, as empresas estão agora a procurar um novo formato para fazer face às necessidades das equipas atuais.

O Lagoas Park, em Oeiras, que aloca cerca de 100 empresas, cerca de 5 000 trabalhadores e recebe 35 000 visitantes mensais, apercebeu-se da tendência “Activity Based Working”, que assenta em espaços alternativos onde seja possível implementar áreas de trabalho especializadas, flexíveis, sem locais fixos e com ambientes para atividades individuais, de grupo ou de descanso.

“Consiste em espaços de trabalho rotativos, cabines telefónicas (Phonebooths), bibliotecas, zonas de descontração e sociabilização”, explica em comunicado o parque empresarial, que recebeu recentemente a entrada da Atlas Copco, empresa sueca com um alcance global em 180 países que fornece soluções para produtividade sustentável. A empresa mudou-se para “adotar um ambiente de trabalho com base no conceito ‘Activity based Working’”, segundo Filipa Ramalho, Communications Coordinator da Atlas Copco Portugal.

De acordo com Ana Isabel Costa, Head of Asset Management do Lagoas Park, “em média, e de acordo com um estudo da Cushman & Wakefield, as organizações dedicam 85% do espaço para lugares de trabalho individual e apenas 15% para zonas comuns, trabalho ou lazer. Por outro lado, estima-se que apenas 35% do trabalho é realizado individualmente, levando à conclusão que grande parte dos colaboradores trabalham em espaços desajustados às suas atividades de trabalho. No entanto, o cenário está a alterar-se rapidamente e têm já um forte reflexo nas empresas sedeadas no nosso país”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *