Homepage Newsletter Produção

Continental investe €50 milhões em nova unidade de pneus em Portugal

Por a 30 de Junho de 2016 as 12:47

A Continental, fornecedora mundial de pneus premium e tecnologias para o transporte de pessoas e mercadoria, vai criar uma nova unidade de produção na sua fábrica de pneus em Lousado, Portugal.

O projeto em território nacional representa um investimento de 49,9 milhões de euros e possibilita a criação de 125 novos postos de trabalho na produção de pneus agrícolas da gama ‘premium’ da marca. O arranque da produção de pneus radiais agrícolas em Lousado está previsto para 2017, sendo que a multinacional presente em 55 países já fabrica pneus diagonais para o setor agrícola em Port Elisabeth, África do Sul, e Petaling Jaya, Malásia.

Além disso, o grupo está também a investir 2,5 milhões de euros em um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Portugal com o objetivo de acelerar o crescimento do portefólio de pneus agrícolas. O centro vai operar em “estreita colaboração” com o centro homólogo situado na Central da Alemanha e vai empregar inicialmente cinco engenheiros, que foram recentemente recrutados. Os postos de trabalho devem chegar aos dez colaboradores.

Thorsten Bublitz_01

Thorsten Bublitz, responsável pela área de negócios de pneus agrícolas Continental

“A Continental pretende apresentar ao mercado um portefólio completo de pneus para tratores agrícolas e máquinas para as colheitas, trabalhando em conjunto com os principais fabricantes de maquinaria desta área. A gama de produtos irá incluir pneus radiais e diagonais em 150 dimensões distintas”, explica Thorsten Bublitz, responsável pela área de negócios de pneus agrícolas da empresa, por ocasião da assinatura do contrato de investimento na unidade portuguesa. “Considerando o crescimento da população mundial e o aumento da procura de cereais, as operações de grande escala e consequentemente a procura de pneus agrícolas topo de gama também está a aumentar”.

A empresa planeia proceder a novos investimento na produção de pneus para este setor no futuro, o que “irá depender da reação do mercado e da evolução das vendas”.

Recentemente, a empresa recebeu luz verde das autoridades para aquisição da  fabricante de pneus agrícolas e industriais Mitas, com a qual detém um acordo de licença de marca desde 2004. Este termina em 2017 com a incorporação da produção de pneus radiais agrícolas da sua própria marca mas a fusão permite ao grupo reaver os direitos daquela marca “antes de 2019” e introduzir o portefólio de pneus agrícolas da Mitos na sua marca ‘premium’.

Fornecedor também de componentes e sistemas para máquinas e infraestruturas agrícolas, o grupo Continental obteve em 2015 um volume de negócios de 39,2 mil milhões de euros no total das suas cinco divisões – Chassis & Segurança, Interior, Powertrain, Pneus e ContiTech.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *