Bebidas Homepage Logística Newsletter

Lata de bebidas festeja 80 anos com título de “embalagem mais reciclada do mundo”

Por a 4 de Janeiro de 2016 as 12:13

image003(1)A embalagem “mais reciclável do mundo” comemora 80 anos. A aniversariante lata de bebidas foi homenageada pelos alunos do Instituto Europeu de Design, em Madrid, através da realização de quatro peças audiovisuais.

A lata de bebida circula há 80 anos no mercado e é neste momento a embalagem “mais reciclada e reciclável do mundo”, anuncia a Associação de Latas de Bebidas BCME (Beverage Can Makers Europe).

Durante a sua existência, a lata utilizada por marcas como a Coca-Cola tem vindo a ser alvo de vários avanços tecnológicos. Nos últimos 30 anos o peso das latas reduziu 40% e na última década destacam-se as inovações ao nível das técnicas de impressão de qualidade gráfica, digital, entre outras.

A lata foi objeto de homenagem nas obras audiovisuais: Horologium, Cornucopia, Uroboros e Flux.A, realizadas pelos alunos do terceiro ano da Licenciatura de Design Gráfico do Instituto Europeu do Design (IED), situado na capital espanhola. Em cada um dos trabalhos foi pretendido retratar as características mais importantes da lata de bebida, como “a reciclagem, o ciclo de produção, a intemporalidade e o papel como um objeto do quotidiano”.

Miguel Aballe, diretor da Associação de Latas de Bebidas, sublinha que a colaboração com o IED traz “continuidade a uma relação frutífera de anos” e que “um dos objetivos é saber como a embalagem é percebida perante a sociedade. Por isso, a visão dos futuros ‘designers’ é essencial para tratar de convencer os cidadãos de que um produto com tanto conteúdo tecnológico e tanto valor prático para o consumidor tem também uma dimensão artística”

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *