Consumo Destaque FMCG Homepage Newsletter

Estudo. ‘Shoppings’ portugueses atingem vendas de 7,4 biliões de euros em 2014

Por a 3 de Setembro de 2015 as 15:44

Leiria ShoppingAs vendas dos retalhistas instalados em centros comerciais na Europa alcançaram em 2014 os 1 109,6 biliões de euros, que representa 19% da faturação total dos negócios de retalho no continente europeu.

O relatório “The socio-economic contribution of european shopping centres”, realizado pelo ICSC (International Council of Shopping Centers), indica que as vendas totais do retalho europeu totalizaram o “valor mais alto de sempre” em 2014 – 575,7 biliões de euros – dos quais 109,6 biliões de euros correspondem às vendas efetuadas em ‘shoppings’.

No final de 2014, existiam 9 263 centros comerciais na Europa, que ascendiam a mais de 190 milhões de metros quadrados de área locável, contabilizados em 34 países europeus. Do total de espaços, 6 972 são centros tradicionais, 2 067 correspondem a parques (retail parks) e 224 ‘outles’.

Aproximadamente 48,7 biliões de euros foram investidos em ativos de retalho, em 26 países europeus analisados, dos quais 20,6 biliões de euros foram aplicados em espaços integrados nos centros comerciais, que representa 42,2% do total investido. Os investimentos em ‘shoppings’, durante o período de crise na Europa, caracterizam-se pela aposta em mercados maduros, com estratégias centradas mais em “cidades-chave” do que em países.

Outra conclusão do estudo aponta para que mais de 90% das compras totais de retalho no continente ocorrem em loja, derivado à “experiência visual e interação social que não podem ser replicadas para o online”.

No último ano, os consumidores dos 28 países da União Europeia gastaram um total de 524,7 biliões de euros durante as visitas aos ‘shoppings’, o que representa um crescimento de 2,7% face a 2013. A França é “claramente” o país com número de vendas mais alto, com 123,1 biliões de euros que representam 23,5% do total, seguida do Reino Unido com vendas no valor de 91,9 biliões de euros. Portugal encontra-se a meio da tabela somando vendas de 7,4 biliões de euros em centros comerciais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *